Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

9 de setembro dia do médico veterinário

O papel do veterinário na sociedade é muito mais amplo, mais importante e mais abrangente do que você imagina.

Da Redação 09/09/2003 – Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso. E é claro que você conhece o papel do médico veterinário na preservação da saúde do seu animal de estimação. Mas o que você talvez não saiba é que o papel do veterinário na sociedade é muito mais amplo, mais importante e mais abrangente.

É o veterinário quem controla as zoonoses, que são as doenças de animais transmissíveis ao homem, para reduzir esse risco ao mínimo possível e garantir a sua saúde. É um trabalho de saúde pública. Mas não é o único. Também é da responsabilidade do veterinário zelar pela qualidade do alimento que você come através de uma especialidade muito desenvolvida chamada Inspeção de Produtos de Origem Animal, que inclui todas as fases: criação, abate, industrialização, comercialização e exposição nos supermercados.

Mas o papel do veterinário vai ainda mais além, abrangendo uma série de atividades como a cirurgia experimental. A moderna cirurgia videolaparoscópica (que é a menos invasiva e na qual o médico visualiza o interior do corpo humano através de uma câmara de TV). O controle dos biotérios – criação de animais de laboratório – que são usados para pesquisas e diagnósticos de importantes zoonoses, como por exemplo: a Raiva.

Neste dia 9 de setembro, pare uns minutinhos para cumprimentar o seu veterinário. Ele merece e vai ficar muito contente.