Fonte CEPEA

Comentário

A chave para um bom relacionamento comercial dentro da Suinocultura

A chave para um bom relacionamento comercial dentro da Suinocultura

A chave para um bom relacionamento comercial dentro da Suinocultura (e de qualquer mercado) é a percepção de parceria em 2021. A ajuda mútua entre pessoas (e não entre empresas) é o que mantém bons relacionamentos comerciais. É preciso saber (e querer saber) se aquele profissional com quem você se relaciona precisa cumprir metas específicas, se ele (ou ela) está passando por uma fase difícil na empresa, se você pode, de fato, facilitar processos com seus produtos e serviços, ou mesmo com o seu atendimento atencioso.

A necessidade de parceria entre as pessoas (especialmente depois que passamos por essa fase de pandemia) ficou ainda mais importante na suinocultura e no agro em geral, uma vez que a comunicação à distância precisou ser utilizada ao fechar negócios. O nível de confiança entre pessoas e empresas precisou crescer, e quem não se adequou a essa mentalidade acabou ficando para trás.

O ganha-ganha precisa ser real

Foi-se o tempo em que o vendedor podia ser um “tirador de pedidos”. Os esforços de vendas (e compras) precisam estar focados em atender as necessidades reais das pessoas. Da mesma forma, um comprador que busca “preços rasgados” e não firma parcerias justas com seus fornecedores, perde credibilidade no mercado. Se a percepção de ganha-ganha real não existir, a situação não se sustentará no longo prazo, e o profissional (de vendas ou de compras) se tornará alguém com relacionamentos rasos e desgastados, sempre prospectando novos clientes ou fornecedores.

Marketing pessoal: atendimento é tudo

Hoje em dia sabemos que todo profissional precisa “se vender” para crescer profissionalmente. Seja na área comercial ou mesmo administrativa, estamos lidando o tempo todo com pessoas que precisam acreditar em nossa competência e boa vontade, por isso todos estamos sempre “atendendo” alguém. Muitas vezes você atende pessoas dentro da sua própria equipe, auxiliando em atividades que não são diretamente suas. Nossas habilidades interpessoais, dentro e fora de onde trabalhamos, vão ditar o sucesso que temos em nossas funções e resultados.

Para que o mercado de suinocultura e produção animal como um todo possa crescer cada vez mais, precisamos treinar as equipes para esse apoio mútuo e genuíno. Somente assim conseguiremos mover o agronegócio ainda mais para frente, puxando a economia do país com ele.

Texto enviado por Felipe Gatti, Coordenador de Contas-Chave da MS Schippers Brasil