A ciência avícola e suinícola perde o pesquisador Paulo Tabajara
Médico veterinário formado pela UFSM, o professor “Taba”, como era carinhosamente conhecido, faleceu no sábado (06/03), em Curitiba (PR)
Carinhosamente chamado por seus alunos de “Professor Taba” por seus alunos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição onde se graduou em 1965, foi um dos pioneiros da nova avicultura industrial que se iniciava.
Foi responsável por dar início na década de 1960 às atividades avícolas da UFSM e foi professor do Departamento de Zootecnia no Setor de Avicultura até 1990, com sua aposentadoria. Com Mestrado pela Southern Illinois University – Carbondale (1972) e Doutorado pela University of Florida (1980), desempenhou um papel relevante na orientação e formação de profissionais que atuam nos segmentos de avicultura, suinocultura e nutrição animal.
É internacionalmente reconhecido por sua atuação profissional e acadêmica. Foi professor nos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, orientador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (UFSM) e foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM.
Foi conselheiro, consultor técnico e ocupou diversos cargos em entidades como a OEA (Organização dos Estados Americanos), FINEP, Embrapa, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e outras.
Como docente, sempre estimulou seus alunos para atuar na área de produção animal, sendo responsável pela formação de inúmeros profissionais que atualmente ocupam cargos executivos nas principais empresas de produção e exportação de carnes, um dos pilares do agronegócio brasileiro.
Recebeu inúmeras homenagens como reconhecimento de sua contribuição, como a de Relevantes Serviços à Medicina Veterinária, CRMV, RS; Mérito Universitário, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; “Mérito Técnico-Científico” pela Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA); e “Personalidade Destaque da Avicultura”, ano 2008 – EMBRAPA (da redação, com informações do Lavic/UFSM).
A Gessulli Agribusiness deixa aqui sua homenagem a este profissional dedicada e extremamente importante para o avanço da nossa atividade produtiva, assim como as condolências a todos os familiares e amigos.
Assuntos do Momento

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura
Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debateu o tema durante o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Peste suína africana ainda afeta granjas comerciais na Romênia
A grande maioria dos surtos ocorreu em pequenas granjas e criações domésticas.

Peste suína e ração de trigo são ameaça para demanda por farelo de soja na China
País deve utilizar até 40 milhões de toneladas de trigo para ração na safra 2020/21


Exportações de carne suína dos EUA caem
No primeiro bimestre do ano, um caso específico é o do México, país que manteve tendência de queda nas importações de carne suína dos Estados Unidos, apresentando contrações em volume e valor.


Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático
Economista argumentou que é a região do mundo que está aumentando o poder de compra e na qual há uma demanda crescente por produtos suínos.

AveSui Online 2021 - Robótica na Produção de Suínos: Case Brasil
Giovani Molin apresenta case de aplicação de Robô Alimentador de Suínos