Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Apoio

A OPAS e o IICA apoiarão projetos de inocuidade de alimentos, segurança alimentar e outros do enfoque Uma Saúde nos países das Américas

As duas entidades mantêm ações conjuntas desde 1983 e renovaram a sua parceria para promover ações relacionadas com a proteção da saúde animal, ambiental e humana

A OPAS e o IICA apoiarão projetos de inocuidade de alimentos, segurança alimentar e outros do enfoque Uma Saúde nos países das Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) prestarão assistência conjunta aos países das Américas para melhorar a saúde e o bem-estar nas zonas rurais, o que se traduzirá em benefícios para as economias da região.

Dentre as áreas de trabalho, serão priorizadas aquelas associadas ao enfoque Uma Saúde, aos mecanismos de gestão do desempenho dos programas de inocuidade dos alimentos, à resistência aos antimicrobianos e às doenças zoonóticas.

O acordo foi assinado pela Diretora da OPAS, Carissa Etienne, e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

“Firmamos esse acordo para trabalharmos juntos contra a fome e as doenças, para salvaguardarmos a saúde e o bem-estar dos povos das Américas. Os tempos em que vivemos exigem o máximo dos nossos esforços para garantirmos o compromisso dos países nas agendas de desenvolvimento e resolvermos os problemas que ameaçam a saúde e a agricultura”, afirmou Etienne.

“A política de Uma Saúde orienta os países para ações que devem ser tomadas com base na experiência de todos os atores envolvidos. Estamos convencidos de que só poderemos vencer os desafios se os setores da saúde e da agricultura trabalharem juntos”, observou.

Manuel Otero disse que é fundamental unir esforços para superar os desafios nessa matéria. Adiantou que o tema será tratado na Conferência dos Ministros da Agricultura das Américas 2021, em 1º e 2 de setembro, organizada pelo IICA, na qual serão analisados os desafios ambientais, sociais e econômicos com que os sistemas agroalimentares lidam às vésperas da Cúpula da ONU.

“Vamos concretizar ações nos muitos temas que temos em comum. Ambas as instituições trabalhamos em prol do bem-estar, a OPAS na área da saúde e nós na da agricultura e do desenvolvimento rural, sob a filosofia de Uma saúde, com enfoque na saúde animal, ambiental e humana”, acrescentou Otero.

Em 1983, a OPAS e o IICA assinaram um acordo geral de cooperação de duração ilimitada, que nos últimos 19 anos vem sendo atualizado de acordo com os desafios e as preocupações compartilhadas pelas duas agências.

Os objetivos conjuntos visam a contribuir para o aumento e o melhor aproveitamento da produção e para a melhoria da saúde e da vida rural dos Estados membros das duas entidades do Sistema Interamericano.

Após essa renovação da parceria, promover-se-á a implementação de uma cultura de políticas, regulamentações e programas efetivos de inocuidade alimentar nos países das Américas, incluindo o Codex Alimentarius e o intercâmbio de informações e experiências sobre análises de riscos na área de alimentos.