Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abates de suínos no Sul caem 5%

A queda teve origem nas dificuldades de mercado interno, na pressão sobre os custos que se arrastam por 16 meses, e no fechamento do mercado russo para o produto de SC.

Redação SI 11/10/2003 – De acordo com os levantamentos realizados por Jurandi Machado, pesquisador do Instituto Cepa/SC, os números relativos aos abates de suínos do Sul do País, região que detém 57% da produção nacional, estão em queda. Os abates regionais atingiram, no primeiro quadrimestre de 2003, 2,69 milhões de cabeças, configurando-se uma queda de quase 5,0% sobre o mesmo período do ano passado.

Segundo ele, este panorama teve seus primeiros sinais a partir de fevereiro, em Santa Catarina, já que nos dois Estados vizinhos (RS e PR) os abates mantiveram-se em forte expansão, inclusive com crescimentos acima de 20% no Paraná.

Esta queda teve origem nas dificuldades de mercado interno, na pressão sobre os custos que se arrastam por 15 meses, e no fechamento do mercado russo para o produto de Santa Catarina. A redução em Santa Catarina está sendo mais significativa não só pela situação econômica enfrentada pelo setor, mas também pela erradicação da doença de Aujeszky.