Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro

ABCS debate Plano Agrícola e Pecuário de 2019/2020

A discussão aconteceu na sede da CNA e contou com diversas entidades do agronegócio

ABCS debate Plano Agrícola e Pecuário de 2019/2020

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos participou nesta quinta-feira (04), em Brasília, do Conselho do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na oportunidade discutiram propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/2020, além de debaterem outros temas pertinentes ao setor.

A reunião contou com uma palestra sobre a evolução da construção do Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eduardo Sampaio Marques.

Na oportunidade o presidente da ABCS, Marcelo Lopes ponderou a necessidade do governo de manter a linha que apoia os produtores de suínos no crédito de custeio para a retenção de matrizes. Lopes explicou que medida é essencial para gerar mais capital de giro e assim o produtor conseguir investir no seu negócio.

Ainda com o foco no PAP, o presidente da ABCS solicitou alguns ajustes no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (INOVAGRO), visto que é uma das linhas mais procuradas para inovações na área de sustentabilidade e bem-estar animal dentro do PAP. “Atualmente poucos produtores conseguem acessar o INOVAGRO, devido a alguns entraves na sua contratação. Por exemplo, não é permitido fazer reformas civis e estruturais nas granjas, sendo que a suinocultura mundial passa por muitas inovações para o atendimento do mercado globalizado. Por conta desses entraves é necessário termos dentro do programa alguns incentivos ou mudanças”, explicou Lopes.

Em resposta, o secretário disse que os pedidos das entidades do agronegócio estão sendo analisados e garantiu que a equipe do MAPA trabalhou para aumentar o volume total de recurso do crédito rural, quando comparado ao último ano. Com relação aos juros, Marques explicou que o valor das taxas deve ser definido nas próximas semanas. Para fechar, o secretário lembrou ainda que o plano visa apoiar a comercialização da produção agropecuária brasileira, principalmente os pequenos e médios produtores.

Além da explanação do secretário do MAPA, o consultor em Política Agrícola da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Ademiro Vian, apresentou sugestões para o aumento no funding (mecanismo de formação de recursos) do crédito rural.