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Abipecs recebe prêmio

Conquista do mercado russo rende prêmio aos exportadores brasileiros de carne suína.

Redação SI 31/10/2002 – O programa estratégico de acesso a novos mercados para as exportações brasileiras de carne suína, com especial destaque para a conquista do mercado russo, garantiu à ABIPECS – Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – o prêmio Destaque no Comércio Exterior concedido anualmente pela APEX Agência de Promoção para Exportação. A entidade foi escolhida como destaque na área de Promoção de Exportações e recebeu o prêmio no último dia 24, primeiro dia de realização do XXII ENAEX – Encontro Nacional de Comércio Exterior -, evento que reuniu os representantes do setor e do Governo até o dia 25, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. A ABIPECS desenvolveu um projeto de abertura de novos mercados que colocou o Brasil entre os quatro maiores exportadores mundiais de carne suína. A conquista do mercado russo foi a principal responsável pelos resultados obtidos.

A exportação de carne suína brasileira para a Rússia teve início em julho de 2001 e rapidamente transformou o Brasil no principal fornecedor daquele mercado, saindo do zero para atingir, já no final do ano passado, um total de 151.856 toneladas embarcadas, com receita cambial de US$ 205,921 milhões, ou 57% do total arrecadado pelo setor.

Nos nove primeiros meses de 2002, as exportações globais do setor continuaram a crescer e consolidaram a Rússia como o principal importador da carne suína brasileira. Até setembro de 2002, o acumulado do ano mostra que a receita total das exportações do setor foi de US$ 349 milhões F.O.B., representando crescimento relativo de 33% sobre a receita cambial do mesmo período do ano passado. Os embarques totais atingiram 332.226 toneladas, com expansão de 75% sobre o período anterior. A Rússia respondeu por 80% do total dos embarques brasileiros no acumulado dos nove primeiros meses do ano, seguida por Hong Kong, com 11% do total e outros destinos. Os resultados obtidos até setembro estão dentro da meta definida pelo setor para este ano, que prevê embarques de 480 mil toneladas, com receita cambial de US$ 500 milhões F.O.B.

O apoio da APEX, explica Ronaldo Santos, consultor da ABIPECS, permitiu ao setor concluir de modo eficiente todas as etapas necessárias à conquista de novos mercados, incluindo o processo de identificação, pesquisas de mercado, envio de missões mistas de empresários e representantes do Governo brasileiro para prospectar o mercado, participações dos exportadores brasileiros em feiras para a divulgação do produto e a vinda de missões veterinárias do país importador para que pudesse ser firmado o acordo sanitário entre os dois países. Ele observa que “o mercado externo para a carne suína brasileira cresceu expressivamente graças a esse programa, mostrando que o suporte de órgãos do Governo é fundamental para estimular o crescimento das exportações por meio de estratégias bem delineadas de acesso a novos mercados”.

A ABIPECS deve continuar a trabalhar no sentido de pulverizar a atual concentração de mercados importadores, buscando o acesso a novos mercados, particularmente China, Filipinas, África do Sul, Chile e México, assim como o mercado europeu.