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ABPA, Apex-Brasil e FINEP negociam convênio de estímulo à agregação de valor

A agregação de valor é o caminho lógico para a expansão da pauta exportadora de aves e suínos do Brasil.

ABPA, Apex-Brasil e FINEP negociam convênio de estímulo à agregação de valor

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, deram início ontem (20) às negociações, junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a construção de um convênio de estímulo à agregação de valor na avicultura e na suinocultura do Brasil.  O encontro aconteceu durante o SIAL – Salão Internacional de Alimentos (Salon International de l’Agroalimentaire, em Francês), em Paris (França).
Juntamente com o vice-presidente da aves da ABPA, Ricardo Santin e representantes da Apex-Brasil, Turra e Borges debateram, por telefone, com o presidente da FINEP, Glauco Arbix, a construção de um convênio para estímulo à pesquisa e inovação nas empresas produtoras de aves, suínos e ovos brasileiras.
“A agregação de valor é o caminho lógico para a expansão da pauta exportadora de aves e suínos do Brasil, e a Apex-Brasil é uma grande apoiadora desta estratégia.  Neste sentido, iniciaremos uma consulta às empresas interessadas para construir a viabilização desta proposta”, destaca Turra.
Ainda no encontro com a Apex-Brasil, Borges confirmou ao presidente-executivo da ABPA a renovação do convênio para a promoção das exportações brasileiras da avicultura e da suinocultura.  O convênio prevê recursos para a promoção de ações especiais em diversos mercados estratégicos para as empresas exportadoras de aves e suínos, como participação em feiras, realização de campanhas especiais junto ao público consumidor e aos importadores, workshops e outras iniciativas gerenciadas pela ABPA.
 “No último convênio, estes recursos da Apex-Brasil foram decisivos para a realização de ações quase mensais em mercados com os mais variados perfis como Japão, China, França, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Singapura, México e diversos outros”, explica Turra.
União Europeia – Turra e Santin participaram de outro encontro na SIAL, com a comissária da DG Sanco (Diretoria Geral para a Saúde e Consumidores da União Europeia), Berta Carol. 
Na reunião, os representantes da ABPA buscaram o apoio da representante do órgão para a abertura do bloco europeu às exportações de carne suína do Brasil.  Para tanto, destacaram o país como grande parceiro da Europa na segurança alimentar em outros setores produtivos, à exemplo da carne de frango.
“A suinocultura do Brasil é diferenciada não apenas pela qualidade, mas também pela excelência de seu status sanitário, sem ocorrências de problemas que têm afetado a produção internacional, como a Diarreia Suína Epidêmica (PED).   Buscamos mostrar à comissária que temos potencial para consolidarmos esta parceria e que o apoio da DG Sanco beneficiaria os consumidores europeus, que teriam à disposição um produto com excelente qualidade e sanidade”, destaca Turra. 
Outros temas de interesse dos exportadores brasileiros de carne de frango e dos consumidores europeus também foram abordados no encontro, como legislações e outras questões.
Ações na SIAL –   Para o SIAL Paris – um dos maiores salões do mundo, com visitantes dos cinco continentes – a ABPA estruturou, em parceria com a Apex-Brasil, uma grande ação focada na divulgação e na busca de novos negócios para as agroindústrias brasileiras.
Em um espaço com mais de 420 metros quadrados, dezesseis empresas exportadoras de carne de aves e suínos prospectam clientes e fecham negócios para mercados dos vários continentes pelo mundo.  São elas:  Cosuel-Dália, São Salvador, Globoaves, C Vale, Pif Paf, Coasul, Copacol, Lar, Agrogen, Alliz, GT Foods, Averama, Jaguafrangos, Big Frango, Alibem e JBS/Seara
Para “encantar” os importadores com a qualidade e o sabor do produto brasileiro, centenas de quilos de carne de frango, em receitas especiais preparadas pelo Chef Marcelo Bortolon, estão sendo servidos no espaço reservado pela ABPA na feira deste ontem, quando foi aberto o Salão.   Materiais promocionais e livros de receita também vem sendo distribuídos para os visitantes da feira.