Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne Suína

ABPA fortalece laços com o mercado Dominicano

Brasil trabalha pela abertura do mercado caribenho para a carne suína do País

ABPA fortalece laços com o mercado Dominicano

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o apoio da embaixada do Brasil em Santo Domingo, realizou ontem um evento focado nas tratativas para abertura do mercado da República Dominicana para a carne suína do Brasil, ampliação do número de estabelecimentos de aves habilitados a exportar para o país, assim como a abertura para material genético de aves.

O evento, que também contou com a parceria dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Câmara de Comércio Domínico Brasileira, teve como propósito reforçar os diferenciais do Brasil como fornecedor confiável de proteína animal para o país caribenho.

O objetivo, de acordo com o diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, foi reforçar laços com importadores, stakeholders e lideranças locais, com o propósito de, entre outras coisas, oferecer a possibilidade da carne suína brasileira em complemento à oferta local, que sofre os severos impactos gerados pelas ocorrências de Peste Suína Africana e com dificuldades de fornecimento em função da menor disponibilidade de produto importado de fornecedores tradicionais.

“A República Dominicana vem se consolidando nestes últimos anos como um importante parceiro comercial do Brasil no comércio de carne de aves. Estamos disponíveis para auxiliar o país em outras proteínas também. A ação realizada foi um sucesso e esperamos que possa se reverter em bons negócios para ambas as partes”, destacou.

Durante o evento, Rua, juntamente com Clóvis Serafini, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais no Ministério da Agricultura, Jonatas Silveira, do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores, Angelo Viro, presidente da Câmara de Comércio Brasil & República Dominicana e Eduardo Hosannah, ministro conselheiro Embaixada do Brasil em Santo Domingo, apresentaram fatores competitivos importantes do Brasil, como o status sanitário e a capacidade de fornecimento do País, o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Também reiterou que a suinocultura brasileira pode colaborar com a segurança alimentar dominicana, complementando a demanda local por produtos.  

A ação acontece em meio à uma missão brasileira na República Dominicana.

Além de Rua, a analista de promoção comercial Nayara Dalmolin, também representou a ABPA no evento, que ocorreu no Hotel Sheraton Santo Domingo.