Alemanha

Ação deve gerar mais de US$200 milhões em exportações para avicultura e suinocultura

Foram realizados US$ 129,1 milhões em negócios de exportação com clientes de todo o mundo, especialmente da Europa e da Ásia

Exportadores de aves e de suínos do Brasil comemoraram o saldo da ação organizada durante a Anuga, maior feira de alimentos do mundo, encerrada na última quarta-feira (11/10)  em Colônia (Alemanha). Pelas projeções estabelecidas a partir dos contatos realizados, a ação deverá gerar, ainda, mais de US$ 200 milhões em exportações para a avicultura e a suinocultura do Brasil nos próximos 12 meses.

Conforme relatório levantado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) junto às 22 agroindústrias exportadoras de aves, de suínos e de ovos participantes da ação, foram realizados US$ 129,1 milhões em negócios de exportação com clientes de todo o mundo, especialmente da Europa e da Ásia.

Participaram da Anuga as empresas Coasul, Pif Paf, Integra, Avenorte, GT Foods, Frango Granjeiro, Frango Pioneiro, Jaguafrangos, Alibem, C. Vale, Frimesa, Dália, Vibra, Lar, Zanchetta, Agrodanieli, Netto Alimentos, Ecofrigo, Bello Alimentos, São Salvador Alimentos, Copacol e Seara.  A Aurora Alimentos participou com estande próprio na feira.

Mais de 2,3 mil contatos foram estabelecidos pelo setor brasileiro nos cinco dias de evento.  Destes, 1,3 mil são novos clientes.

Para apresentar a qualidade e outros diferenciais do produto brasileiro, a ação contou com uma galeteria estruturada em meio aos 400 m². Cerca de 330 quilos de carne de frango foram preparados aos visitantes, como cortes de frango e processados (nuggets).  Sob o comando do chef gaúcho Marcelo Bortolon, foram servidos 1,1 mil pratos, como o conhecido “Frango com Polenta”. Os visitantes também receberam materiais informativos sobre a avicultura e a suinocultura do Brasil, e os contatos das empresas exportadoras.

“Há ambições maiores que nesta ação, que vão além da concretização de negócios. Durante a Anuga, atuamos para fortalecer a marca setorial, ao mesmo tempo em que buscamos ‘medir a temperatura’ do mercado internacional e a percepção dos importadores sobre a imagem do nosso setor. Destes contatos, pudemos concluir que superamos os difíceis momentos do primeiro semestre”, analisa Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA. A participação no evento se deu através da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).