Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Ações de prevenção à Covid tem resultados positivos na Dália

Cooperativa dá exemplo em prevenção e mantém quadro de funcionários seguro diante da pandemia

Ações de prevenção à Covid tem resultados positivos na Dália

Acesso à unidade frigorífica segue vários protocolos como higienização das mãos, do crachá, termometria e troca de máscara

Há mais de dois meses a Cooperativa Dália Alimentos de Encantado vem realizando ações no enfrentamento e no combate à Covid-19. Foi uma das primeiras empresas do município a aderir ao uso de máscaras por parte de todos os empregados, aferir a temperatura em cada um e instalar barreiras com álcool gel e controle sanitário de acesso à empresa, tanto na Matriz, como nas unidades frigoríficas, nos dois supermercados e nas agropecuárias. Também foi a única no Estado a acordar, junto ao sindicato, turnos de seis horas no frigorífico de suínos, nos setores abate e desossa, visando atender ao distanciamento de pessoas e à redução do fluxo na unidade.

Gradativamente as ações são intensificadas e incrementadas com novos protocolos inseridos ao cronograma já adotado desde os primeiros dias de março. Gazebos e tendas para a realização da termometria, troca de máscaras, controle na entrada e saída de empregados foram instalados nas unidades frigoríficas de suínos e de aves, assim como na entrada dos prédios administrativos, tanto para funcionários como para terceiros e prestadores de serviços.

No dia 7 de maio a cooperativa recebeu fiscalização da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e dos fiscais da Gerência Regional do Trabalho de Lajeado, para uma vistoria em todos os setores. Foram apontadas melhorias que serão realizadas e, desde então, a Dália vem melhorando e implementando suas ações com a finalidade de permanecer totalmente em conformidade com as demandas apontadas.

Tendas foram estruturadas para a chegada e saída dos empregados, bem como para o descanso e pausa entre os intervalos de cada jornada. Ainda foram colocadas mais cadeiras na área externa com o devido distanciamento, os transportes estão sendo auditados através de análises laboratoriais para identificar se a higienização está dentro do padrão. A distância de 1,8 metro também foi demarcada, assim como o fluxo de pessoas na indústria que foi reduzido com a também redução da jornada de trabalho. Ao todo, desde o início da pandemia, cerca de 60 mil máscaras em pano, descartáveis e no material PFF2 foram adquiridas para assegurar a saúde e a integridade dos empregados.

Já estão sendo aplicados testes rápidos para a identificação da Covid-19 em todos os empregados das unidades frigoríficas que retornarem de afastamento por síndrome gripal ou das férias, visando identificar casos ainda transmissores da doença.  Na próxima semana, testes PCR serão aplicados no primeiro grupo de 250 funcionários, prioritariamente nas unidades frigorificas de suínos e de aves, viando identificar assintomáticos e transmissores, fechando, desta forma, o cerco da disseminação da doença dentro da empresa. Todas as ações visam proteger os funcionários e permitir que a empresa continue com suas atividades, produzindo alimentos saudáveis e com qualidade.

 

Brigada Ativa

No dia 22 de maio a Dália Alimentos capacitou um grupo com 23 funcionários para a instituída Brigada Ativa. Com orientações do coordenador do Serviço de Medicina Ocupacional da Dália Alimentos, médico do trabalho Clairton de Paoli, os funcionários foram capacitados para realizar a “busca ativa”, procedimento de rastreabilidade, triagem e testagem em empregados para o controle e prevenção do contágio e transmissão da doença. O questionário é feito diariamente, a cada turno de trabalho, e encaminhado ao Ambulatório da cooperativa para posterior compilação das informações.

 

Assinatura da TAC

De par com isso, no dia 19 de maio a Dália Alimentos assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) específico com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE). As plantas industrias da Dália já adotaram as medidas assumidas por outros frigoríficos no Estado, destacando-se a organização do fluxo dos trabalhadores para eliminar aglomerações, especialmente em espaços comuns e setor produtivo; adoção de sistema de renovação de ar; instalação de anteparos físicos entre postos de trabalho e uso de face shield e máscaras de proteção facial, estas últimas substituídas de três em três horas.

O documento segue diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por órgãos municipais, estaduais ou federais da área. O documento também prevê limitação de empregados transportados por veículo fretado e realização de vacinação contra a influenza e gripe comum de forma gratuita nos empregados através de convênio com o Sesi, contra o vírus influenza e gripe comum.

Conforme a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, o TAC reafirma o compromisso da Dália Alimentos com a integridade e a saúde de seus empregados. “Desde o início de março começamos com um intenso trabalho de prevenção e estamos atendendo a todas as orientações e determinação dos órgãos competentes para que todos possam assegurar os seus postos de emprego e que sua saúde seja prioridade dentro e fora das indústrias. Já aplicamos cerca de mil doses da vacina contra a influenza, redefinimos os refeitórios e, em cada área e setor, estamos ajustando o que precisa ser redefinido”.

O termo foi firmado pelas procuradoras do MPT Enéria Thomazini (Santa Cruz do Sul) e Priscila Dibi Schvarcz, gerente nacional adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos. Pelo MPE, firmou o documento a promotora de Justiça Daniela Pires Schwab. Também firmaram TAC com o MPT-RS para o combate ao coronavírus: Minuano, BRF, Aurora, Agrodanieli e Nicolini.