Fonte CEPEA

Ver cotações

Suinocultura

Acre constrói galpões para criação de suínos em comunidades

Iniciativa, fruto de investimento de R$ 1 milhão pelo governo estadual, ocorre nas comunidades de Campo Alegre e Alcoobras

Acre constrói galpões para criação de suínos em comunidades

Pelo menos 28 famílias do Acre devem se beneficiar da construção de galpões para a criação de suínos. A iniciativa, fruto de investimento de R$ 1 milhão pelo governo estadual, ocorre nas comunidades de Campo Alegre e Alcoobras. Em cada comunidade está sendo construído um grande galpão, com nova tecnologia de criação de animais, que consome menos água no processo de engorda, deixa os suínos mais confortáveis e viabiliza melhor o esterco para adubação na produção rural. Por ano, os dois galpões podem criar até sete mil animais.

“Estamos falando de uma renda extra de R$ 28 mil reais para as famílias com a criação desses animais. E estamos vendo aqui em volta a produção do abacaxi, da macaxeira, da banana. É esse Acre que nós temos que consolidar, com muita produção, conhecimento e renda para as famílias rurais”, afirma o governador Tião Viana.

Entre 2014 e 2017, o número de suínos abatidos aumentou em 300% no Acre, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 37.859 mil animais abatidos no último ano, o estado se tornou o principal nessa cadeia produtiva na Região Norte, fruto da política de produção do governo do Estado.

Segundo o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Neto Thaumaturgo, os galpões já estão prontos para receber animais em breve, ajudando nessa consolidação do projeto de suinocultura no Acre.