Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Agro puxa balança comercial e Brasil se fortalece no exterior

Setor é responsável por 44,6% de todas as nossas exportações. Em 2017, balança comercial atingiu recorde de US$ 67 bilhões

Agro puxa balança comercial e Brasil se fortalece no exterior

.Responsável por quase metade das exportações brasileiras, a venda de produtos agropecuários tem tido uma grande importância para o saldo comercial brasileiro. Como a agropecuária foi uma das maiores responsáveis pelo crescimento da economia brasileira no ano passado, as vendas desses produtos cresceram e ajudaram a tornar o Brasil ainda mais forte no comércio exterior.

“Se ano passado não houvesse o desempenho da agropecuária, o PIB [Produto Interno Bruto] cresceria menos”, afirmou o economista-chefe do banco Haitong, Jankiel Santos. “Não é que a agropecuária seja mais importante, mas ela tem um peso maior na balança comercial”, resumiu.

Mais competição

Para o economista, com a retomada da atividade econômica, as importações devem crescer neste ano, o que significa que o saldo deverá vir menor que o recorde histórico de US$ 67 bilhões registrado em 2017. No entanto, ele afirma que isso está longe de ser um problema. “Você tem acesso a produtos que não possuem no País e gera uma competição maior para os produtores internos”, pontuou. Segundo ele, com maior competição, os preços tendem a ficar melhores para o consumidor brasileiro.