Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Agroceres Multimix participa do 4º Módulo Qualificases de 2017

Com foco em ingredientes e fábrica de ração, empresa busca capacitar suinocultores para que setor continue produzindo cada vez mais e melhor

Agroceres Multimix participa do 4º Módulo Qualificases de 2017

divulgaçãoNo último dia 24 de agosto, a Agroceres Multimix participou do quarto módulo do Programa Anual de Capacitação de Suinocultores (Qualificases), promovido pela Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES), no auditório da Casa do Adubo, em Venda Nova do Imigrante.

O tema abordado pela Agroceres Multimix nesse evento foi “Fábrica de ração”, com o objetivo de demonstrar aos suinocultores a importância da fábrica, tanto com relação à qualidade de ingredientes como de processos, para otimizar os resultados de desempenho e econômico dos animais nas granjas.

Na parte da manhã, o módulo teve início com a apresentação “Ingredientes críticos na fábrica de ração”, realizada pela nutricionista Anália Maria Ribeiro da Silva. Foram abordados os principais pontos críticos de qualidade e os cuidados necessários na compra, armazenamento e uso de ingredientes, como: farinha de carne, óleos e gorduras e o próprio milho, amplamente utilizados na produção de ração para suínos e que afetam diretamente a qualidade do alimento final e o desempenho dos animais.

Após almoço de confraternização com todos os participantes e os representantes da ASES, Thagner Kuster das Neves e Carolina Covre, o evento foi retomado com a apresentação da nutricionista Diana Rosana Vivian sobre “Pontos críticos de processos nas fábricas de ração”, abordando os principais gargalos de processo nas fábricas, desde armazenamento, dosagem, moagem e mistura até gestão de produção, fundamentais para que sejam atendidas as características de qualidade das rações, e que são intimamente relacionadas aos resultados zootécnico e financeiro.

O evento contou com a presença de suinocultores parceiros da Agroceres Multimix e de colaboradores das fábricas e granjas da região, representando mais de um terço do plantel do Espírito Santo.

A participação e a receptividade de todos os presentes quanto aos temas discutidos foram expressivas, refletindo a percepção da importância dos ingredientes e da fábrica de ração para o sucesso da produção de suínos. De acordo com o Consultor Técnico Comercial da Agroceres Multimix no Espírito Santo, Iede Silva, o propósito do evento foi atendido. “Tratarmos desses temas neste módulo do Qualificases contribuiu para evidenciarmos e fortalecermos a atenção que devemos dar à fábrica de ração, desde os ingredientes utilizados até os processos. Por ela passam diariamente mais de 70% dos custos de produção do suíno, e a qualidade das rações que ela produz interfere diretamente nos resultados produtivos dos animais, na rentabilidade da atividade e na qualidade da carne que comemos”, afirma.

A Agroceres Multimix é parceira da ASES na realização de eventos técnicos como este, pois acredita que a capacitação continuada de todos os envolvidos na produção de carne suína agrega valor à atividade e contribui para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.