Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroceres PIC Completa 30 Anos

<p>Neste ano, a Agroceres PIC completa 30 anos de existência, dando importantes contribuições ao desenvolvimento da suinocultura brasileira.</p>

Redação (19/02/07) – Criada em 1977 através da joint-venture entre a empresa Agroceres e a Pig Improvement Company – companhia de origem inglesa e líder mundial no melhoramento genético de suínos – a Agroceres PIC foi a responsável em trazer para o Brasil o primeiro núcleo genético para suínos tipo carne.

De lá para cá, a suinocultura evoluiu muito. No final dos anos 70, o Brasil produziu perto de 1 milhão de toneladas de carne suína e hoje já figura como o quarto maior produtor mundial de carne suína, tendo produzido 2,8 milhões de toneladas e exportado próximo de 530 mil ton em 2006 (Dados da Abipecs). Desempenho este que conta com a tecnologia da Agroceres PIC, uma vez que mais de 40% da carne suína produzida nas granjas tecnificadas brasileiras tem origem de suas matrizes e reprodutores.

Além de trazer para o Brasil linhagens novas como a matriz híbrida Camborough e o reprodutor híbrido AGPIC, a Agroceres PIC foi precursora de uma mudança de mentalidade na produção suinícola; foi a associação dos objetivos do melhoramento genético de suínos às exigências da indústria. A partir daí, criou o “Suíno Light”, dando um salto em qualidade de carcaças; depois o “Suíno Ultralight”, para produzir carne com menos gordura; e lançou uma geração de machos com alto rendimento de cortes nobres e produtos especiais para Inseminação Artificial.

No ano 2000, mais um salto em tecnologia: a Agroceres PIC lança o primeiro macho desenvolvido no Brasil através da tecnologia de Marcadores Genéticos. Foi o reprodutor suíno AG 1075 LS1, que tem o potencial genético de aumentar em até 4% o tamanho das leitegadas de suas filhas. Potencial obtido através da moderna biologia molecular, que é a técnica de identificar conjuntos de genes que são responsáveis por características marcantes no desempenho animal.

Em matéria de qualidade, a Agroceres PIC também foi pioneira. Foi a primeira empresa suinícola do Brasil a obter certificação ISO 9001:2000, concedida para sua Unidade de Disseminação de Genes e foi também a primeira a conquistar, nas Américas, a certificação ISO 14001 de qualidade ambiental à sua Granja Núcleo.

Por conta disso, a Agroceres PIC é hoje a empresa líder do setor, tendo suas matrizes e reprodutores criados em todas regiões do país. Para se ter uma idéia, no Brasil, anualmente, são abatidos mais de 13 milhões de suínos de origem Agroceres PIC e no cenário mundial, a genética PIC é responsável por mais de 270 milhões de suínos abatidos/ano.