Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroceres PIC compra a unidade de suínos argentina

Os argentinos importam cerca de 60 mil matrizes de suínos por ano.

Redação SI (16/03/2001) – A Agroceres PIC, líder no mercado brasileiro de genética suína, decidiu expandir seus negócios no Mercosul e comprou a PIC Argentina. Segundo a empresa, a aquisição faz parte da estratégia do grupo de fortalecer sua posição, e a Argentina tem grande potencial de crescimento no segmento de suíno. O valor da operação não foi revelado.

“Os argentinos importam cerca de 60 mil matrizes de suínos por ano, o que indica um grande potencial”, diz Alexandre Rosa, gerente de mercado da Agroceres PIC, uma joint-venture criada em 1977 pela empresa brasileira com a inglesa PIC-Pig Improvement Company, líder mundial em genética, com 51% de capital da Agroceres e 49% da PIC.

A PIC Argentina tinha três sócios, todos com 33,33%: a PIC Argentina; a chilena Porgen; e a própria Agroceres PIC. Na semana passada, foi formalizada a transação, com a aquisição das ações da Porgen pela PIC e a posterior venda de sua participação para a Agroceres PIC, que, dessa forma, assume todo o controle da PIC Argentina. “Os argentinos importam muito material genético de suíno do Chile e terão mais opção agora de se abastecer em seu próprio mercado”, afirma Rosa.

Os argentinos importam do Brasil por ano algo em torno de 50 mil toneladas de carne suína. Hoje, a PIC Argentina fatura R$ 2 milhões e o objetivo da empresa é duplicar o faturamento nos próximos quatro anos. Com isso, os produtores de suínos locais vão ter a seu dispor uma oferta maior de matrizes e reprodutores, o que indica o aumento da produção e menor dependência de produto importado.