Agroceres PIC discute cenários para a suinocultura brasileira e mundial no 1º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso
Convidado para falar no Painel de Mercado, o diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa, vai traçar um panorama dos fundamentos e variáveis que vão determinar o comportamento e o desempenho da suinocultura brasileira e mundial em 2022
O ano de 2021 foi adverso para a suinocultura mundial. Problemas sanitários, custos de produção elevados e preços pouco atrativos nos principais países produtores de suínos - como China, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Brasil e Estados Unidos – inibiram investimentos e impediram um desempenho mais robusto do setor. Mas o que esperar para 2022? Quais as variáveis em jogo que deverão influenciar o comportamento da produção suinícola global - e, em especial, da brasileira – no próximo ano?
As respostas para essas e outras perguntas fazem parte do escopo da palestra que Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC, fará no Painel de Mercado do 1º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso, que acontece hoje, 30 de novembro, em Cuiabá (MT). Durante sua apresentação, o executivo da Agroceres PIC vai traçar um panorama dos desafios e oportunidades da suinocultura mundial e brasileira ao longo de 2022.
Em foco, a atual conjuntura econômica mundial, o cenário e as perspectivas para o mercado de grãos, a atual situação da PSA na China e na Alemanha, as projeções globais de produção e comércio de carne suína, além dos fatores que o produtor precisa ficar atento para manter sua eficiência. “Será uma boa oportunidade para debatemos com o setor os fundamentos e variáveis que vão determinar o comportamento e o desempenho da suinocultura brasileira e mundial ao longo do próximo ano”, afirma Alexandre Rosa.
Novo fórum suinícola
Promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso será realizado no Buffet Alphaville, em Cuiabá (MT), e terá em sua programação palestras sobre o atual cenário da suinocultura, o mercado nacional e internacional da carne suína, além de abordar temas como o bem-estar animal e os cuidados com a sanidade do rebanho suíno.
O evento será realizado de forma híbrida, com a possibilidade de os participantes acompanharem de forma presencial ou por meio de transmissão online.
A realização do Simpósio conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agroceres PIC, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
Serviço
1º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso
Palestra: Panorama de Mercado Global e Brasileiro de Carne Suína – Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC
Data: 30 de novembro de 2021
Horário: 09h45
Link: https://youtu.be/3qTDNmEkvrQ
Assuntos do Momento

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%
O rendimento médio nacional está em 3.010 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 42 milhões de toneladas.

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil
Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas
A previsão é de que sejam enviados 11,483 milhões de toneladas de soja em grãos, ante as 10,615 milhões de toneladas projetadas na semana passada.

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino
Percentual de crescimento é um comparativo do período de janeiro abril de 2022 ao mesmo quadrimestre do ano passado

Valorização do dólar aumenta preço da soja no Brasil
Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do dólar frente ao Real atraiu importadores para o Brasil, resultando em aumentos no prêmio de exportação e nos preços domésticos da soja

BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos
Iniciativa está em sintonia com a agenda ESG da Companhia e com seu compromisso de gestão sustentável da cadeia