Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Agroceres PIC discute evolução da disseminação genética por meio da adoção de Genética Líquida

Nevton Brun, gerente de produção da Agroceres PIC, falou sobre o avanço desse tipo de tecnologia reprodutiva no Brasil 

Agroceres PIC discute evolução da disseminação genética por meio da adoção de Genética Líquida

O gerente de produção da Agroceres PIC, Nevton Brun, foi um dos debatedores do painel “A Evolução da Difusão Genética através da Genética Líquida no Mercado Brasileiro”, realizado ontem (21/05), em Porto Alegre (RS), durante o primeiro dia do XII Simpósio Internacional de Suinocultura (Sinsui). Promovido pela Minitube, o simpósio teve como objetivo traçar um panorama atualizado do avanço e das oportunidades desse tipo de tecnologia reprodutiva no Brasil.    

De acordo com Brun, a atualização genética por meio da utilização de doses inseminantes, a chamada Genética Líquida, é uma tecnologia consolidada entre os grandes produtores mundiais de carne suína e também no Brasil. Segundo ele, a comercialização de sêmen representa cerca de 70% do share de machos na Europa e América do Norte. No Brasil esse percentual é de aproximadamente 30%, mas vem crescendo rapidamente.

“A suinocultura brasileira tende a crescer e ganhar qualidade. Com isso deve intensificar o movimento de migração de tecnologia nos próximos anos. O ganho de produtividade proporcionado pelo modelo de doses inseminantes deverá estimular a mudança de padrão tecnológico pelos produtores” afirma o gerente de produção da Agroceres PIC.

Isso acontece, argumenta Brun, devido às inúmeras vantagens que esse tipo de tecnologia reprodutiva oferece aos produtores. “A Genética Líquida permite acelerar e otimizar o uso de genes superiores nas unidades de produção, elevando o padrão genético dos plantéis e a eficiência produtiva do rebanho – recurso que, na prática, confere mais competitividade e rentabilidade para os suinocultores. Tudo isso com máxima biossegurança e total garantia de qualidade”, explica Brun.

 

Pioneirismo e maior estrutura

A Agroceres PIC foi responsável por introduzir o modelo de comercialização de doses inseminantes em larga escala no Brasil, em 2013, quando inaugurou sua primeira Unidade de Disseminação de Genes (UDG), em Fraiburgo/SC. Com o lançamento do conceito de Genética Líquida no mercado brasileiro, a empresa quebrou paradigmas ao instituir uma tecnologia reprodutiva, até então inédita e perfeitamente alinhada às demandas da suinocultura de alta performance por eficiência produtiva, biossegurança, qualidade e competitividade.

Hoje a Agroceres PIC detém a maior e mais avançada estrutura de Genética Líquida da América Latina. Um sistema total com capacidade de produção instalada de aproximadamente 3 milhões de doses inseminantes por ano, volume capaz de atender um plantel aproximado de meio milhão de matrizes tecnificadas em todo o Brasil. São 5 UDGs estrategicamente localizadas em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

Debate oportuno

Para Brun, a iniciativa da Minitube ao promover o debate foi oportuna e ajuda a lançar luz sobre uma tecnologia estratégica, que auxilia no aumento da competitividade da suinocultura brasileira. “Ações como esta, que estimulam o diálogo, a exposição de ideias e o compartilhamento de informações em prol de uma suinocultura mais moderna e competitiva, são sempre positivas”, avalia. “Na Agroceres PIC buscamos, incansavelmente, novas alternativas que possam trazer maior eficiência e rentabilidade aos nossos clientes, mas, sobretudo, à suinocultura brasileira. Acreditamos que esta ação de realizar uma mesa redonda proporcionou um debate interessante, contribuindo para o avanço da atividade a qual estamos inseridos”, finaliza Brun.