Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa

Agroceres PIC discute experiência brasileira da gestação de matrizes suínas

Tema será apresentado pelo Supervisor de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, Vinicius Espeschit de Morais, no seminário “Sistema de alojamento de matrizes suínas em baias coletivas”, organizado pela Embrapa Suínos e Aves

Agroceres PIC discute experiência brasileira da gestação de matrizes suínas

Vinicius Morais será um dos debatedores do Painel “Experiências brasileiras sobre a implantação da gestação coletiva”. A gestação coletiva de matrizes suínas é hoje um tema central nas discussões sobre bem-estar animal na suinocultura. Desde que a União Europeia proibiu o uso de gaiolas, em 2013, a adesão ao modelo tem sido crescente entre os principais players mundiais de carne suína. Não se trata mais de uma tendência, mas sim de uma condição básica para qualquer país produtor que deseje atuar com protagonismo no mercado internacional. Afinal, essa é uma exigência inexorável do consumidor contemporâneo.

A transição do modelo tradicional para o sistema coletivo de gestação, no entanto, tem avançado de maneira desigual entre os principais países produtores de carne suína. Os desafios encontrados por cada um para implementação do alojamento em grupo na fase de gestação também têm sido diferentes.

Com o objetivo retratar e discutir essa realidade, a Embrapa Suínos e Aves reúne especialistas do mundo todo no seminário técnico “Sistema de alojamento de matrizes suínas em baias coletivas”. Programado para o dia 31 de julho, o evento faz parte da programação do VII Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-estar Animal (CBBiomet), que ocorre entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, na Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Coordenado pelo pesquisador Osmar Dalla Costa, o seminário debaterá a situação da Europa e de outros países na adoção da gestação coletiva e os principais desafios encontrados para adesão ao novo modelo.

Vinicius Espeschit de Morais, Supervisor de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, será um dos debatedores do Painel “Experiências brasileiras sobre a implantação da gestação coletiva”. Em sua apresentação, o especialista vai relatar como as agroindústrias e granjas brasileiras têm se saído na transição para o novo modelo, ressaltando os principais acertos e dificuldades enfrentados pelos produtores para sua implementação. “Durante minha palestra vou abordar os diferentes modelos de gestação coletiva que se adequam às normas de bem-estar animal, enfatizando os impactos, vantagens e desafios de cada sistema”, explica Morais.

A palestra de Vinicius Espeschit de Morais será realizada na tarde do dia 31 de julho, às 16 horas.