Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroceres PIC

Agroceres PIC e Cooper A1 promovem Seminário Técnico com foco nos desafios e ferramentas para ampliar a competitividade na suinocultura

A Agroceres PIC e a Cooper A1 promoveram no dia 13 de dezembro mais uma edição de seu tradicional Seminário Técnico. Realizado na cidade de Iporã do Oeste (SC), o 14º Seminário Técnico Cooper A1 e Agroceres PIC, reuniu cerca de 150 participantes, entre suinocultores integrados e membros da equipe técnica da cooperativa catarinense.

O foco central do evento foi discutir com os participantes as mudanças em curso na atividade suinícola, o impacto dessas transformações no ambiente de produção e, sobretudo, apresentar ações e ferramentas tecnológicas capazes de garantir e ampliar a competitividade na suinocultura. Na oportunidade, foram também apresentados os planos e metas da Cooper A1 para seu sistema produtivo de suínos nos próximos anos.

“O seminário é uma atividade tradicional que nos permite discutir com os produtores da Cooper A1 os temas mais relevantes para o desempenho da suinocultura, sempre tendo como base a realidade do sistema suinícola da cooperativa”, explica Ariberto Cella, Coordenador Técnico Comercial da Agroceres PIC. “Trata-se de uma oportunidade ímpar que temos para debater, apresentar informações e inovações tecnológicas com potencial para auxiliar os produtores da cooperativa a melhorar seus resultados produtivos e econômicos”, completa Cella.

Construindo o futuro

De caráter predominantemente técnico, a programação do Seminário também abordou nesta edição temas conjunturais, tecnológicos e de gestão.

Na palestra de abertura, Sandro Cardoso de Moura, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Agroceres PIC, fez uma análise das principais tendências que vêm impactando a suinocultura mundial e explicou como cada uma delas deve influenciar a produção de suínos hoje e no futuro. Cardoso falou ainda sobre o papel da genética frente às novas demandas evolutivas do setor e apresentou as principais soluções tecnológicas hoje disponíveis e como elas vem ajudando a potencializar a produtividade e a eficiência da produção comercial de suínos.

Na apresentação seguinte, Paulo Costacurta, Gerente de Suinocultura da Cooper A1 apresentou o projeto “Suinocultura A1 de Excelência”. Elaborado de forma conjunta pela Agroceres PIC e Cooper A1, ele contempla uma série de investimentos em genética de ponta, capacitação técnica da equipe e melhorias nas estruturas físicas das instalações suinícolas. Inovador, o projeto será responsável por orientar a atuação do sistema produtivo de suínos da cooperativa nos próximos anos.

Na sequência, Carlos Dal Piva, médico veterinário da Cooper A1 apresentou cases de sucesso na Cooperativa A1e foram entregues os prêmios aos suinocultores cooperados que tiveram atuação destacada ao longo de 2016.

Instrumento de capacitação técnica

Presente no evento, Élio Casarin, presidente da Cooper A1, enfatizou a importância do Seminário para a capacitação técnica dos suinocultores integrados à cooperativa. “A suinocultura é uma atividade muito dinâmica, que evolui e se transforma muito rapidamente. Por isso, este encontro organizado em conjunto com a Agroceres PIC é muito importante, pois nos permite reciclar nossos conhecimentos, entender as tendências e desafios da atividade e, principalmente, conhecer as soluções tecnológicas capazes de garantir a manutenção de nossa competitividade”, afirma Casarin. “Ao longo de todos esses anos, o Seminário tem sido fundamental para a capacitação de nossos produtores e técnicos”, conclui.

Com sede administrativa em Palmitos, a Cooper A1 atua em 18 municípios da região oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. É a terceira maior cooperativa do Estado dentro do setor agropecuário, com 8.700 associados e 1.150 colaboradores. Dentre seus cooperados, 91% deles pertencem à agricultura familiar. Em suinocultura, é atualmente a segunda maior cooperativa produtora de Santa Catarina. São ao todo 680 produtores cooperados, distribuídos em 97 Unidades Produtoras de Leitões (UPL), 33 crechários e 550 granjas de terminação, num total de 32 mil matrizes em produção.