Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Genética

Agroceres PIC fará povoamento da nova UDG da Cooperativa Central Aurora

A unidade será uma das mais modernas do País, com 300 reprodutores de alto valor genético e capacidade para produzir 45.500 doses por mês. 

Agroceres PIC fará povoamento da nova UDG da Cooperativa Central Aurora

A Agroceres PIC será responsável pelo povoamento da nova Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Resultado de um investimento de R$ 17 milhões, a UDG será uma das mais modernas do país, com 300 reprodutores de alto valor genético alojados e capacidade para produzir 45.500 doses inseminantes por mês. A inauguração marca os 50 anos de fundação da Aurora Alimentos.

Localizada em Chapecó, a nova UDG da Aurora foi construída dentro dos mais avançados padrões arquitetônicos, tecnológicos, sanitários e de bem-estar animal. As instalações são totalmente automatizadas, o que confere agilidade, qualidade e segurança no processamento das doses que serão utilizadas pelos produtores. Todos os machos da unidade serão alojados em baias com 6 m² de espaço individual. 

A UDG II conta com o que há de mais avançado em genética suína. Para a produção de sêmen serão utilizados os machos comerciais AGPIC 337, reconhecido no mercado mundial como o reprodutor terminador de maior desempenho econômico. “Para a Agroceres PIC é uma distinção muito grande poder fazer parte desse projeto da Aurora. Não apenas pelo seu caráter inovador, mas, principalmente, pela oportunidade de contribuir para o aumento da competitividade de seu sistema de suínos”, afirma Sandro Cardoso de Moura, Gerente Técnico-comercial da Agroceres PIC.   

Com o foco no pequeno produtor

A Inauguração da UDG II permitirá à Aurora ampliar em 67% a produção de sêmen de seu complexo agroindustrial de suínos. Atualmente, a cooperativa conta com a UDG I, também localizada em Chapecó, onde estão alojados 372 machos e cuja produção é de cerca de 60 mil doses por mês. Juntas, as UDGs I e II, responderão por uma produção mensal de aproximadamente 100 mil doses, volume capaz de atender 185 mil fêmeas suínas, o que representa 80% do plantel de fêmeas da base produtiva da Aurora. 

O foco da Aurora ao investir na nova UDG é ampliar o atendimento à demanda dos suinocultores de suas cooperativas filiadas, dando-lhes acesso a uma tecnologia de ponta, apta a elevar sua produtividade e rentabilidade. As doses inseminantes serão entregues aos produtores a custo acessível, pois parte do valor será subsidiado pela Aurora.