Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Agroceres PIC realiza workshop para fortalecer biossegurança

Realizado na sede da Frimesa, o encontro apresentou um panorama dos desafios sanitários enfrentados pela suinocultura mundial

Agroceres PIC realiza workshop para fortalecer biossegurança

Um workshop ministrado por especialistas da Agroceres PIC orientou técnicos e sanitaristas das cooperativas filiadas à Frimesa na adoção e reforço de práticas eficientes de gestão sanitária. O foco das apresentações esteve voltado à revisão das normas, ações e procedimentos de biossegurança, visando o fortalecimento da segurança sanitária das unidades de produção. O workshop traçou ainda um cenário dos atuais desafios sanitários enfrentados pela suinocultura mundial e debateu os riscos que o avanço de enfermidades de difícil controle impõe ao rebanho suinícola nacional.

Organizado pela Agroceres PIC, o evento ocorreu no dia 22 de novembro, na sede da Frimesa, em Medianeira (PR). “O avanço das notificações de doenças graves tem causado grandes preocupações aos produtores de suínos em várias partes do mundo e colocado o setor em estado máximo de atenção”, afirma Gustavo Simão, gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC. “O workshop foi estruturado para apresentar um panorama da disseminação das principais enfermidades que ameaçam a suinocultura mundial, como também para discutir estratégias de gestão sanitária e ações necessárias para fortalecer os programas sanitários adotados pelas unidades de produção”.

Para Simão o saldo do encontro foi positivo. “A sanidade é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios da suinocultura nacional. O workshop foi uma ótima oportunidade para revermos conceitos, aperfeiçoar os mecanismos de controle sanitário e discutir sobre a importância de se ter uma equipe exclusiva para biossegurança”, avalia. “Foi também um momento oportuno para reflexão sobre o risco do Brasil se contaminar com o vírus de PRRS (Síndrome Respiratória e Reprodutiva do Suíno), devido à proximidade do Uruguai (país positivo para o agente). A troca de informações e compartilhamento de experiências enriqueceu muito o evento, através da interação ativa dos participantes”, conclui.