Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui Regiões 2009

Agroenergia e bem-estar animal são os destaques do último dia da AveSui Regiões 2009

Workshop EcoAgri, novidade da feira deste ano, encerra as atividades do VIII Seminário de Aves e Suínos.

O último dia da AveSui Regiões 2009 abrirá espaço para que especialistas de renomadas instituições brasileiras e de outros países, como Estados Unidos, Canadá e Espanha, abordem duas questões que cada vez mais estão despertando a atenção nos setores avícola e suinícola.

Nesta quarta-feira, o VIII Seminário de Aves e Suínos focará suas discussões em temas relacionados com a agroenergia e o bem-estar dos animais. Estes assuntos estão se tornando comum na avicultura e suinocultura brasileira, uma vez que tais quesitos contribuem de forma significante para a qualidade da produção, rentabilidade dos criadores e para a preservação do meio ambiente.

Um dos principais destaques do dia será o Workshop EcoAgri Agroenergia, que discutirá alternativas para a preservação do meio ambiente e a geração de benefícios para as granjas. O workshop será realizado entre as 14h30 e 16h30.

Em debate, o professor Luiz Antonio Rossi, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, falará sobre o tema “Uso eficiente de energia elétrica em instalações avícolas e suinícolas. Na sequência, o engenheiro Luiz Roberto Pelosi de Oliveira, diretor da Recolast, falará sobre a “Agroenergia na avicultura moderna”, mostrando os benefícios da adoção dos biodigestores para transformar os dejetos animais em energia elétrica e biofertilizantes.

Durante o painel de “Avicultura: Bem-estar, Perdas e Controle nas Operações Pré-abate”, os participantes terão a oportunidade de saber questões ligadas a legislação nacional e internacional de bem-estar em aves, práticas para garantir o bem-estar na produção de frangos e competitividade com o mercado Externo. Além disso, o painel também discutirá fatores que ocasionam perdas nas operações pré-abate, como transporte e espera demasiada, por exemplo.

Paralelamente, o painel “Suinocultura: Perspectivas para Implantação de Programas de Bem-estar no Manejo de Suínos” discutirá os sistemas de produção de suínos sem gaiolas de gestação, implantação de programas de bem-estar nas granjas e no transporte, utilização da ultrassonografia no melhoramento genético do suíno e aplicação do bem-estar no manejo pré-abate de suínos. O painel de suínos será encerrado com a palestra que trata sobre a implantação e auditoria de programas de bem-estar nos frigoríficos.

Mais informações: www.avesui.com