Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Agroindustrialização marca 56 anos da C.Vale

Para 2020, o principal investimento da C.Vale será a construção de um hipermercado em Assis Chateaubriand, no PR

Agroindustrialização marca 56 anos da C.Vale

A diversificação de atividades é a fórmula que a C.Vale desenvolveu para criar oportunidades de melhoria das condições de vida de associados, funcionários e das comunidades, e também para ganhar solidez financeira. Os investimentos na industrialização de frangos, peixes, mandioca e o incentivo à produção de leite e suínos criaram alternativas de renda aos produtores e resultaram na abertura de 6.800 vagas nas indústrias da cooperativa.

Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, a estratégia não beneficiou apenas quem passou a se dedicar às novas atividades. Ele explica que, para garantir o abastecimento dos sistemas de integração foi necessário ampliar a área de atuação para assegurar volumes de matéria-prima para a produção de rações. “A C.Vale passou a agregar valor ao milho e à soja, passando a comercializar carnes, que garantem maior rentabilidade. Com isso, ela se fortaleceu e os produtores de grãos se beneficiaram do aumento da competitividade e da segurança gerada pela cooperativa.” Lang fez o comentário em referência aos 56 anos de atividades da C.Vale. A fundação ocorreu em 7 de novembro de 1963.

Depois de começar a atuar com apenas 24 associados, a C.Vale chegou à condição de segunda maior cooperativa do Brasil entre as que operam diretamente com produtores rurais. Lang entende que a cooperativa precisa crescer continuamente porque enfrenta gigantes globais do agronegócio e tem que ser cada vez mais competitiva para garantir seu espaço no mercado. No entanto, diz ele, a busca por resultados é a fórmula para continuar gerando benefícios sociais, como empregos, tributos e oportunidades de negócio para que as comunidades consigam progredir.

Para 2020, o principal investimento da C.Vale será a construção de um hipermercado em Assis Chateaubriand, no PR. O empreendimento está orçado em R$ 49 milhões e vai gerar 220 empregos. A cooperativa também vai seguir ampliando as produções de frangos e de peixes no próximo ano.

Dados

Associados – 21.800

Funcionários – 10.500

Atuação: RS, SC, PR, MT, MS e Paraguai

Soja: 43 milhões de sacas

Milho: 19 milhões de sacas

Frangos: 580 mil por dia

Peixes: 80 mil por dia