Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Agronegócio gera transporte de 1,6 bi/t ao ano

O agronegócio brasileiro gera um total de 43 milhões de fretes por ano

Agronegócio gera transporte de 1,6 bi/t ao ano

Segundo dados apontados pelo chefe da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, o agronegócio brasileiro gera 1,6 bilhão de toneladas de carga transportada pelo país, gerando um total de 43 milhões de fretes por ano. As informações vieram junto do lançamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira, anunciadas nesta quarta-feira (07/03). O volume é maior do que o setor de mineração, que movimenta 1,4 bilhão de toneladas.

O sistema lançado pela Embrapa em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está disponível na internet e contém informações detalhadas sobre o que é produzido no país e como esses produtos são escoados. O objetivo do sistema é que ele forneça subsídios para a elaboração de políticas públicas, assim como benefícios para empresas no momento de decisão de seus investimentos.

A plataforma mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais. O sistema deve auxiliar na ampliação da competitividade de dez cadeias agropecuárias brasileiras: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos.

As cadeias produtivas inseridas no sistema representam mais de 90% da carga agropecuária do país. “Fizemos a separação em cadeias, porque cada uma tem sua logística, percorre rotas vinculadas, locais de processamento próprios e exporta por portos específicos”, explica o analista Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial.

Segundo publicação do Mapa, o sistema mostra também os modais de transporte e a infraestrutura de armazenagem e processamento utilizados até chegar a cada porto, em cada uma das dez cadeias estudadas. No caso do milho e da soja, estudo realizado pelo sistema mostrou que 47% das cargas já chegam às docas por ferrovias.