Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado de Trabalho

Agropecuária é o único setor com expansão de vagas em maio e em 2020

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano o saldo positivo no agro é de 25.430 vagas, apontam os dados do Caged

Agropecuária é o único setor com expansão de vagas em maio e em 2020

A agropecuária é o único setor de atividade econômica com resultados positivos em termos de geração de postos de trabalho em 2020. Em maio desse ano, houve um aumento de 15.993 vagas no setor. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano o saldo positivo no setor é de 25.430 vagas. Esse resultado é inferior ao mesmo período do ano passado, mas ligeiramente superior ao observado entre janeiro e maio de 2018. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, e consultados pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Conforme o levantamento, a economia brasileira como um todo fechou 1144.875 vagas em 2020, das quais 331.901 apenas em maio. Comparativamente aos anos anteriores, os resultados da economia brasileira como um todo, são em 2020 muito piores, aponta a CNA em relatório.

Ainda de acordo com a entidade, esse resultado de destaque do setor agropecuário, que inclui a produção florestal, pesca e aquicultura, revela a resiliência do setor que, mesmo diante da pandemia, está colhendo a maior safra de grãos da história, e garantindo o abastecimento interno e externo. “Ainda assim, o setor não está imune à crise. A expansão de 15.993 postos de trabalho em maio, foi o pior resultado, para meses de maio, dos últimos cinco anos”, aponta a CNA.