Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar animal

Alemanha elimina uso de baias individuais durante inseminação

Alojamento em grupo também deve ser fornecido no período de desmame. Produtor terá oito anos para se adaptar

Alemanha elimina uso de baias individuais durante inseminação

O Conselho Federal Alemão aprovou a emenda à Portaria de Bem-Estar Animal e Pecuária, que elimina o uso de baias individuais para inseminar as matrizes. Em 2017, o então ministro federal da Agricultura, Christian Schmidt, lançou o documento e o ministro da Agricultura da Baixa Saxônia, Christian Meyer, lançou uma iniciativa do Conselho Federal.

Com a nova lei, as matrizes no centro de reprodução são totalmente voltadas para o alojamento do grupo. A fixação de porcas no ciclo reprodutivo é permitida apenas no momento da inseminação. Após a inseminação, a porca deve ser transferida diretamente para o alojamento do grupo na área de espera.

O alojamento em grupo também devera ser fornecido no período do. Existem requisitos de longo alcance para esta fase:

  • Area útil irrestrita de 5 m² por porca
  • De forma análoga à área de espera, 1,3 m² disso devem pelo menos ser equipados como uma superfície deitada (máximo de 15% de fenda).
  • Outra parte deve estar disponível como uma área de atividade.

A mudança para o alojamento em grupo deve ser implantado no prazo de 8 anos. Após três anos, deve ser apresentado um conceito de como o ajuste deve ocorrer na empresa. Após cinco anos, um pedido de construção para as medidas de adaptação deve ser apresentado.

No período de transição, no entanto, todas as porcas devem poder esticar seus membros em uma posição lateral sem que haja qualquer obstáculo estrutural. Isso significa que os suportes da baia devem ser dimensionados e projetados para que as porcas fiquem de lado e possam esticar as pernas para o suporte vizinho.

No futuro, as porcas devem ser fixadas na creche por um período máximo de 5 dias após o nascimento dos leitões. Isso significa que o sistema de destino é um sistema conhecido como compartimento de movimento . A área de parto deve ter pelo menos 6,5 m² no total.

Suporte governamental para adequações

A Governo Federal Alemão anunciou que serão disponibilizados 300 milhões de euros financiados pelo programa de estímulo econômico Corona e, se possível, além do período de dois anos planejado anteriormente.

O financiamento deve, em princípio, estar ligado ao fato de que as medidas de conversão ocorrem muito antes dos períodos de transição planejados no regulamento ou vão além dos requisitos nele estabelecidos.