Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alemanha

Alemanha precisa de nova estratégia de suinocultura para conter preços baixos

O ministro apontou para uma queda contínua na quantidade de carne suína consumida pelos alemães

Alemanha precisa de nova estratégia de suinocultura para conter preços baixos

A Alemanha precisa desenvolver uma nova estratégia para a indústria de suinocultura a fim de ajudar os agricultores que enfrentam preços terrivelmente baixos, disse a ministra da Agricultura alemã, Julia Kloeckner, na terça-feira.

O ministro apontou para uma queda contínua na quantidade de carne suína consumida pelos alemães, mau tempo de verão chegando à época dos churrascos, perda de vendas devido a restrições do coronavírus em restaurantes e proibição de importação de carne suína alemã após a descoberta da peste suína africana, como razões para o preço outono.

“A situação econômica das fazendas é dramática”, disse Kloeckner. “Temos preços extremamente baixos para porcos e leitões, dos quais você não pode viver.”

A Alemanha tem atualmente cerca de 260.000 toneladas de carne suína não vendida, disse ela.

Os preços dos suínos alemães estão em torno de 1,25 euros o quilo, disse a associação agrícola alemã VEZG, ante 1,42 euros em julho e 1,47 euros antes do primeiro caso de ASF ser descoberto na Alemanha em setembro de 2020.

Mas Kloeckner rejeitou pedidos de associações de fazendeiros para fazer pagamentos aos fazendeiros para que se retirassem da produção de suínos, pois ela disse que a perda de produção poderia ser substituída por importações.

Kloeckner falava após uma mesa redonda envolvendo fazendeiros, processadores de carne e varejistas para discutir os preços dos suínos.

Outros compradores da China proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o caso da ASF foi confirmado em animais selvagens.

As negociações continuam com os países importadores sobre o levantamento de suas restrições, mas as negociações com a China continuam difíceis, disse Kloeckner.

Uma nova estratégia para toda a indústria de suínos é necessária na Alemanha, envolvendo todos na cadeia de criação de valor, desde fazendeiros, processadores de carne e varejistas, disse Kloeckner.

Mais marketing também é necessário para promover as vendas de carne suína produzida com altos padrões de bem-estar animal na Alemanha. (Reportagem de Michael Hogan, edição de Elaine Hardcastle)