Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Almoço com leitoa desossada

<p>Prato típico de Paraíso do Norte será servido no domingo no lançamento da Festa Julina de Nova Esperança, que será realizada de 6 a 9 de julho.</p>

Redação (30/06/06) – A tradicional leitoa desossada à pururuca, neste domingo, abre a Festa Julina de Nova Esperança (Fejune) que acontece de 6 a 9 de julho. O evento envolve este ano 14 escolas públicas e uma particular é é considerado um dos mais tradicionais da região.

Leitoa desossada à pururuca é prato servido em festa típica realizada em Paraíso do Norte e vai estar no cardápio de almoço que marcará o lançamento de mais uma edição da Fejune. Foto: Eduardo Xavier

O prato é preparado por João Afonso Bortoloto, 58, professor aposentado e agricultor de Paraíso do Norte. Ele é responsável pela cozinha na Festa da Leitoa Desossada à Pururuca , prato típico da da cidade que atrai anualmente cerca de 4 mil pessoas. Em 2006, o evento será nos dias 2 e 3 de setembro (o almoço é no domingo).
É um prato muito apreciado na região. Tanto é que os convites sempre são vendidos rapidamente, afirmou a prefeitura de Nova Esperança, Maly Benatti (PSDB).
A leitoa desossada à pururuca é uma criação do ex-prefeito de Paraíso do Norte, Elias Fernando Vizzotto (1997-2000), e se tornou uma tradição na cidade.

Segundo Bortoloto, o prato nasceu no final da década de 90 a partir de uma necessidade, como ocorreu com outras iguarias da culinária brasileira. Em viagens através do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) era preciso desossar a leitoa para facilitar o transporte.
Estamos levando hoje a leitoa desossada para várias cidades do Paraná e de São Paulo. O prato tem uma aceitação muito grande, contou Bortoloto.

Na festa em Paraíso do Norte, que este ano entra na 7a edição, são abatidos cerca de 150 animais ou 2,3 mil kg de carne. Em Nova Esperança serão utilizadas 21 leitoas. O almoço é para aproximadamente 500 pessoas.

A expectativa dos organizadores é que 13 mil pessoas passem nos quatro dias no 8o ano da Fejune. Ela acontece na praça Leão XXIII, em frente à Prefeitura de Nova Esperança.

De acordo com a secretária de Educação, Adileuza Zanolli, o dinheiro arrecadado com a Fejune é repartido entre as instituições educacionais. No ano passado, cada escola recebeu R$ 2,2 mil. A Fejune tem a colaboração de 3 mil pessoas.

Na festa há comprometimento de alunos, professores, funcionários das escolas, da Prefeitura e de outros vários setores da cidade, finalizou Zanolli.

LEITOA DESOSSADA À PURURUCA

A leitoa viva deve pesar entre 30 e 32 kg. Depois de abatida, limpa e desossada, ela passa a ficar com aproximadamente metade do peso.

A leitoa é desossada e temperada com sal, cheiro verde, alho, pimenta-do-reino, pimenta-calabresa e suco de limão. A carne pode ser temperada até um mês antes de ser assada e reservada no congelador.

Ela é colocada sobre a grelha de uma churrasqueira para ser assada a 1m30 de altura do fogo. A leitoa fica como uma manta.

Primeiramente, a leitoa é colocada com a parte da carne virada para o fogo brando por cerca de 3h30. Depois ela é virada para o couro ser transformado em pururuca com tempo médio de 40 minutos (o fogo deve ser mais intenso no processo finalização).

A leitoa é servida com feijão tropeiro, arroz branco, farofa, banana frita, abacaxi assado caramelizado e saladas de repolho com abacaxi e gengibre; de tomate e cebola; almeirão; alface.

Conta a tradição que quem experimenta o prato não o troca por nenhum outro a base de porco.