Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Alterações climáticas interferem na saúde animal

Segundo a OIE, alterações climáticas e ambientais têm impacto direto na saúde dos animais.

O impacto das mudanças climáticas sobre as doenças animais estão sendo confirmadas pela maioria dos países do mundo, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês). “Essa é uma realidade que não podemos simplesmente ignorar e devemos ajudar os serviços veterinários a se equiparem adequadamente lidar com esses problemas”, explica o Dr. Bernard Vallat, diretor geral da OIE.

Os conclusões do estudo “Impacto das Alterações Climáticas e Alterações Ambientais Emergentes sobre a Produção e Doenças Animais” foi apresentada pelo perito australiano, Dr. Peter Black, que sugere uma nova abordagem para prevenir novos perigos.

Os membros da OIE se mobilizaram para resolver essa questão a nível mundial usando sua capacidade científica. Em particular, devem lançar novas ações de pesquisa, capacitação para o setor público e privado e de comunicação para prevenir e reduzir os efeitos das alterações climáticas na produção animal e das doenças, principalmente as transmissíveis aos humanos.

A maioria dos países considera que a influência humana sobre o meio ambiente causa mais impactos nas alterações climáticas, contribuindo, assim, para as doenças dos animais.

* Com informações do World Poultry