Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alternativa

Máquina transforma resíduo de hortigranjeiros em ração para suínos e bovinos.

Redação SI 06/11/2002 – Com investimentos de cerca de R$ 500 mil, a empresa brasileira Vomm Equipamentos e Processos criou uma nova alternativa para reduzir os custos com alimentação de suínos e bovinos. Trata-se do Pastone equipamento desenvolvido com tecnologia italiana que transforma resíduos hortigranjeiros em ração líquida, uma espécie de polenta que pode substituir o uso de rações secas à base de soja e milho.

Além de restos de frutas, verduras e legumes, os criadores podem substituir os grãos por alimentos mais baratos, desde que tenham o mesmo valor nutricional, afirma o presidente da empresa, Enrico Vezzani.

Segundo Vezzani, com o equipamento, o criador não ficará mais atrelado ao dólar, moeda usada na cotação dos grãos, para a compra de ração tradicional.

A mandioca e a banana são alimentos com grande quantidade de nutrientes que garantem a engorda do animal e baixo valor de mercado.

Os alimentos colocados na máquina são moídos, cozidos, e, por fim, pasteurizados para evitar qualquer tipo de contaminação, segundo o fabricante.