Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Análise do mercado de suínos britânico e europeu

Por Jim Long, Presidente-CEO da Genesus inc.

Análise do mercado de suínos britânico e europeu

Na semana passada, participamos da British Pig & Poultry Fair, realizada em Stoneleigh Park, Inglaterra. Nosso relatório:

Esta foi a primeira Feira de Suínos e Aves em quatro anos devido aos bloqueios do Covid. A Genesus foi uma das quatro empresas da Genetic que tiveram estandes na feira: PIC, Danbred, Rattlerow, Genesus.

Os produtores britânicos de suínos, como a maioria na Europa, têm experimentado preços de suínos muito abaixo do ponto de equilíbrio por vários meses. O Conselho de Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura (AHDB) estima que as perdas este ano foram de aproximadamente £ 58 libras esterlinas por cabeça (US$ 70 EUA). O preço de mercado do suíno na semana passada de £ 171,61 kg (94 ¢ lb. EUA) é na verdade um preço historicamente bom com o desafio do custo da ração que eleva o ponto de equilíbrio.

A Grã-Bretanha teve muitos suínos de mercado apoiados, o que aumentou os pesos. Isso se deve principalmente à falta de mão de obra nas plantas de abate devido a problemas de Covid e Brexit. A questão do Brexit está relacionada com os titulares de passaportes da UE que decidem regressar aos países da UE. Muitos trabalharam em matadouros, causando uma escassez de mão de obra agravada pelo Covid. Nas discussões que tivemos, parece que o backlog está sendo compensado principalmente e os pesos dos suínos estão diminuindo.

A Grã-Bretanha, como a maioria dos países europeus, iniciou uma liquidação séria de rebanhos de porcas em julho passado. Eles estão prestes a ver menos porcos do mercado em breve. De várias discussões que tivemos, nossa opinião é que pelo menos 10% do rebanho de porcas da Grã-Bretanha foi liquidado com uma boa chance de ter chegado a 15% de liquidação. Acreditamos que este cenário de liquidação tenha ocorrido na maior parte da Europa, levando talvez a um declínio de 10% na UE, aproximando-se de 1 milhão de porcas. Uma verdade sobre o ciclo dos porcos – quando os criadores de porcos perdem dinheiro, você acaba com menos porcos. Muitos produtores na Grã-Bretanha nos disseram que as perdas financeiras deste ciclo de suínos foram as piores de todos os tempos.

Os números de abates britânicos em abril foram 3% menores do que um ano atrás. Isso coincidiria com a liquidação que começou em julho passado. Nos próximos meses, a queda ano a ano continuará a aumentar.

A Grã-Bretanha importa cerca de 45% de suas necessidades de carne suína dos países da UE. Isso torna o preço do suíno geralmente mais alto, assim como a maioria dos preços dos suínos nos países importadores.

Cerca de 50% da produção de suínos da Grã-Bretanha é ao ar livre ou ao ar livre, o que a torna única no mundo. Os porcos ao ar livre recebem mais dinheiro, mas o custo de produção é cerca de 15% maior. Visitamos uma unidade ao ar livre chamada Blythburgh Pork, que é de Jimmy Butler e sua família, tem 2.000 porcas Genesus cruzadas com Genesus Duroc (foto abaixo de porcos ao ar livre). A Inglaterra tem áreas de solo leve, temperaturas moderadas e pouca chuva que torna isso possível. Os três grandes integradores na Grã-Bretanha; Pilgrim’s Pride, Cranswick e Karro Food Group têm quase todos os seus produtores ao ar livre.

Foi bastante interessante para nós ver os porcos Genesus na produção ao ar livre. Genesus parece funcionar bem com bom crescimento, menor mortalidade e boa produtividade. Jimmy Butler e o Blythburgh Free Range Pork de sua família desenvolveram um mercado de carne de porco ao ar livre usando Genesus que atende ao restaurante sofisticado The Ivy, chefs famosos Gordon Ramsay, Heston Blumenthal, Tom Kerridge, restaurantes no The Shard (o edifício mais alto de Europa Ocidental) e Palácio de Buckingham e Castelo de Windsor. O gosto importa.

Algumas pessoas da indústria da França estavam na Feira do Porco. Eles nos estimaram que o rebanho de porcas da França caiu de 10% a talvez 20%. Isso pode significar uma diminuição de até 200.000 porcas.

A Dinamarca divulgou suas estatísticas de suínos em 1º de abril. O rebanho reprodutor da Dinamarca caiu 6% ano a ano. Cerca de 75.000 porcas.

Sinopse

Nas próximas semanas, a grande liquidação que começou em julho na maior parte da Europa começará a aparecer com números ainda menores de suínos no mercado. Esperamos que isso aumente os preços dos suínos. O desafio será o aumento contínuo dos preços das rações, impactando a lucratividade. Uma coisa – menos porcos significa menos demanda por grãos – soja. Também haverá menos carne suína disponível para a Europa para exportação, suportando outros preços do mercado global.

China

A China Everbright Limited, com sede na China, estima que o rebanho reprodutor da China diminuiu 9% em relação ao seu pico. Isso seria mais de 4 milhões de porcas de declínio. Acreditamos que seja ainda mais do que isso.

Os produtores perderam mega quantias nos últimos 10 meses. Na semana passada, os leitões desmamados na China atingiram US$ 90 (ponto de equilíbrio para os produtores de porcas). Um reflexo da falta de fornecimento da liquidação. Assim como a Europa, a liquidação da China começou em julho do ano passado, o preço do desmame precoce é reflexo da oferta menor.

Resumo

Nas próximas semanas, a produção global de carne suína na China, Europa e América do Norte diminuirá ano após ano. Isso elevará os preços de suínos e suínos. Na próxima semana estaremos visitando a Irlanda, relataremos nossas observações na próxima semana.