Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

André Nassar aponta estratégias para a suinocultura no XVII SNDS

Especialista foi o principal negociador do Plano Safra 2015/16 e liderou melhorias no Sistema Nacional de Crédito Rural

Brasília – O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, fala sobre o crédito agrícola, e faz um balanço da contratação do crédito pelos produtores nesta safra (Elza Fiuza /Agência Brasil)
Brasília – O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, fala sobre o crédito agrícola, e faz um balanço da contratação do crédito pelos produtores nesta safra (Elza Fiuza /Agência Brasil)

André Nassar é um dos maiores especialistas em política agrícola no Brasil. Ex-secretário da pasta de mesmo nome no Ministério da Agricultura e com ampla experiência na iniciativa privada, ele realizará a palestra “Política agrícola e mercado de grãos: fatos, tendências e oportunidades” no segundo dia do XVII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que ocorre entre 28 a 30 de junho, no Tauá Hotel Atibaia.

A 17° edição do SNDS é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) e apoio do Sebrae Nacional.

Nassar abrirá o 1º Painel “A adaptação da suinocultura frente aos desafios de uma nova era”, na quinta-feira (dia 29) às 9h da manhã, para apresentar sua leitura sobre questões estratégicas para a suinocultura como, para citar uma, a tendência de aumento da venda de grãos no mercado futuro.

“Uma das soluções seria os suinocultores se juntarem em cooperativas ou empresas com o objetivo de compra antecipada e armazenamento de milho. Além disso, os independentes poderiam se aproximar de empresas que compram milho (cooperativas, cerealistas, revendas) para garantirem fornecimento de milho por meio de contratos”, sugere Nassar.

O especialista frisa que, em ambos os casos, o desafio é estruturar o fluxo de caixa, que pode ser próprio ou advindo do crédito rural, a taxas de juros competitivas. “Por fim, e não menos importante, há também a possibilidade de fazer uma operação de hedge de preço no mercado futuro, se protegendo contra as altas e garantindo produto”, acrescenta.

O especialista adiantou, em entrevista à ABCS, sua expectativa a respeito do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018. “O PAP deverá trazer uma redução de taxa de juros – acompanhará a queda de taxa de juros no Brasil -, assim como volumes crescentes de investimentos. Outro ponto que, em minha opinião seria pertinente, é haver um reforço de disponibilidade de recurso para financiar a compra antecipada de grãos por parte dos suinocultores, produtores de frango e pecuaristas”, pontua.

Sobre a relação entre a política agrícola nacional e a suinocultura, Nassar lembra da necessidade de haver volume de crédito condizente com o setor e aponta opções. “A política agrícola deve buscar crédito rural e taxas de juros. Porém, há outro movimento interessante e que poderá auxiliar no crescimento do segmento, que é o financiamento por parte do mercado privado”, introduz.

Segundo ele, trata-se de uma oferta disponível, porém ainda pouco acessível. “Os pontos que favoreceriam os produtores rurais seriam a disponibilidade de financiamento de LCAs mais competitivos, além da viabilização dos CRAs e CDCAs. Se faz necessário pensar em novas formas para estimular a tomada de crédito”, conclui.

Programação

Com o tema “Transformação: novos rumos para a cadeia de suínos brasileira”, o tradicional evento vai reunir as principais lideranças da suinocultura brasileira para apresentar conteúdo de alta qualidade, fomentar o diálogo entre os diferentes elos do setor e contribuir para fortalecimento da atividade no Brasil.

A programação irá abordar “A adaptação da suinocultura frente aos desafios de uma nova era” durante o Painel 1, na manhã da quinta-feira. O objetivo é discutir as necessidades da produção brasileira, além de debater os novos desafios e estratégias, tornando o setor produtivo o grande protagonista das próximas transformações estruturais da cadeia.

Indicar aos participantes as principais mudanças e tendências do mercado é o principal objetivo do Painel 2, intitulado de “O mercado em transformação: do campo à mesa”, no qual serão apontados os caminhos e oportunidades para uma gestão mais competitiva e alinhadas às preferências dos consumidores.

Para encerrar o evento, o ABCS preparou o Painel 3 “O líder como agente transformador” já que, como dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é construí-lo”! Assim, o propósito é apresentar um conjunto de aspectos essenciais para alcançar o sucesso no mundo corporativo, empreendedor, cercado por mudanças frequente.

Inscrições abertas

Restam poucas vagas para o principal evento de lideranças da suinocultura. Para garantir sua inscrição, entre em contato com a sede da ABCS em Brasília pelo telefone (61) 3030-3200 ou pelo e-mail [email protected]. Para mais informações de programação, pacotes promocionais, acesse o site: www.snds.com.br .

Serviços

XVII SNDS – Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

Data: 28 a 30 de junho

Local: Tauá Hotel Atibaia – Atibaia-SP