Antimicrobianos: tema estratégico ao setor - Está no ar a nova edição da Suinocultura Industrial
Resistência antimicrobiana é um tema estratégico para setor, que na verdade supera a discussão dentro do contexto de produção animal, exigindo esse tema um debate global, e multidisciplinar
As restrições ao uso de antimicrobianos como aditivos em dietas de suínos e aves não é um tema novo. É discutido no meio científico e dentro das cadeias produtivas intensivas já há um bom tempo.
O foco central é o potencial desenvolvimento de bactérias multirresistentes a determinadas substâncias antimicrobianas, e o risco que isso representa para a saúde dos plantéis, e também em saúde pública. Tanto, que moléculas com aplicação em medicina humana foram totalmente banidas de seu uso nas criações animais.
Mas, é importante notar que o patamar da discussão mudou. Se antes havia um debate sobre ser possível produzir ou não sem o uso dos aditivos, hoje a retirada é dada como certa. O uso responsável e consciente é o foco central, com sua adoção apenas dentro de medidas terapêuticas. Claro, essa situação impõe uma série de novos desafios e soluções tecnológicas. O meio acadêmico com pesquisas e o mercado com alternativas variadas e viáveis tem demonstrado formas adequadas para suprir a aplicação dos antibióticos como aditivos nas formulações.
Ao mesmo tempo, leva o produtor a intensificar medidas de biosseguridade e de desinfecção e higienização nas propriedades. O principal aspecto passa a ser a prevenção, isso é o que tem direcionado todos os investimentos. Para uso na alimentação, novas soluções em aditivos, com diferentes composições e formas de ação, mas atuando no controle de microrganismos patogênicos entéricos, principalmente.
Esse é o novo cenário da produção, que se junta ao conceito One Health, no qual os aspectos de saúde animal, saúde humana e meio ambiente estão plenamente interligados. Sem essa visão não será possível construir uma atividade produtiva sustentável no futuro; e um futuro bem próximo, eu diria. Isso tudo é o que torna a questão da resistência antimicrobiana um tema estratégico para setor, que na verdade supera a discussão dentro do contexto de produção animal, exigindo esse tema um debate global, e multidisciplinar.
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23
Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta
Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.