Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista

Antimicrobianos: tema estratégico ao setor - Está no ar a nova edição da Suinocultura Industrial

Resistência antimicrobiana é um tema estratégico para setor, que na verdade supera a discussão dentro do contexto de produção animal, exigindo esse tema um debate global, e multidisciplinar

Antimicrobianos: tema estratégico ao setor - Está no ar a nova edição da Suinocultura Industrial

As restrições ao uso de antimicrobianos como aditivos em dietas de suínos e aves não é um tema novo. É discutido no meio científico e dentro das cadeias produtivas intensivas já há um bom tempo.

O foco central é o potencial desenvolvimento de bactérias multirresistentes a determinadas substâncias antimicrobianas, e o risco que isso representa para a saúde dos plantéis, e também em saúde pública. Tanto, que moléculas com aplicação em medicina humana foram totalmente banidas de seu uso nas criações animais.

Mas, é importante notar que o patamar da discussão mudou. Se antes havia um debate sobre ser possível produzir ou não sem o uso dos aditivos, hoje a retirada é dada como certa. O uso responsável e consciente é o foco central, com sua adoção apenas dentro de medidas terapêuticas. Claro, essa situação impõe uma série de novos desafios e soluções tecnológicas. O meio acadêmico com pesquisas e o mercado com alternativas variadas e viáveis tem demonstrado formas adequadas para suprir a aplicação dos antibióticos como aditivos nas formulações.

Ao mesmo tempo, leva o produtor a intensificar medidas de biosseguridade e de desinfecção e higienização nas propriedades. O principal aspecto passa a ser a prevenção, isso é o que tem direcionado todos os investimentos. Para uso na alimentação, novas soluções em aditivos, com diferentes composições e formas de ação, mas atuando no controle de microrganismos patogênicos entéricos, principalmente.

Esse é o novo cenário da produção, que se junta ao conceito One Health, no qual os aspectos de saúde animal, saúde humana e meio ambiente estão plenamente interligados. Sem essa visão não será possível construir uma atividade produtiva sustentável no futuro; e um futuro bem próximo, eu diria. Isso tudo é o que torna a questão da resistência antimicrobiana um tema estratégico para setor, que na verdade supera a discussão dentro do contexto de produção animal, exigindo esse tema um debate global, e multidisciplinar.