Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em busca de novos mercados

Apex-Brasil organiza missão empresarial para acompanhar Bolsonaro em visitas à China e países árabes

Mais de cem empresas brasileiras integram a Missão e terão agendas voltadas tanto à exportação quanto à atração de investimentos

Apex-Brasil organiza missão empresarial para acompanhar Bolsonaro em visitas à China e países árabes

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), organiza a Missão Empresarial que será realizada por ocasião da visita do presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, à China, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Mais de cem empresas brasileiras integram a Missão e terão agendas voltadas tanto à exportação quanto à atração de investimentos. Os participantes foram selecionados dentre empresas que já exportam e que atuaram nos países-alvo da missão continuamente, durante os últimos três anos.

A maioria das empresas é do setor de alimentos e bebidas, mas há também companhias e entidade setoriais de máquinas, energia, mineração, produtos químicos, calçados e couro, veículos, papel e celulose e serviços como TI, engenharia, serviços financeiros e jurídicos, entre outros.

“Buscamos aproveitar a oportunidade gerada pela agenda presidencial para promover novos negócios para as empresas brasileiras e atrair investimentos diretos para o Brasil, por meio de uma programação robusta de visitas técnicas, seminários e encontros de negócios”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia.

China – Pequim

A agenda começa por Pequim, na China, onde no dia 24 de outubro, serão realizadas visitas técnicas ao Parque Tecnológico da Universidade Agrícola da China e à empresa Hema, do grupo Alibaba, que é um exemplo de integração entre comércio eletrônico e convencional.

No dia seguinte, será realizado o Seminário Empresarial Brasil China, que é organizado pela Apex-Brasil e pelo MRE, em parceria com o Conselho Empresarial Brasil China e o China Council for International Investment (CCIIP), e com o apoio do China Development Bank (CDB).

Participam do evento autoridades dos dois países. Do lado brasileiro, além do presidente Jair Bolsonaro, participam os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. Do lado chinês, está confirmada a participação do vice-primeiro ministro da China, Hu Chunhua, além de um ministro de Estado chinês a ser confirmado.

Na parte da manhã, haverá sessões de palestras sobre oportunidades de negócios entre os dois países e, na parte da tarde, ocorrerão encontros sobre investimentos em infraestrutura no Brasil, agronegócio e inovação, além de oportunidades de networking entre empresários brasileiros e chineses.

Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi

No dia 27 de outubro, a agenda continua em Abu Dhabi, no Seminário Empresarial Brasil – EUA, promovido pela Apex-Brasil e MRE em parceria com o governo dos EAU. O evento contará com a presença do ministro de estado dos EAU, Ahmed Al Saeyeg e, do lado brasileiro, com falas do presidente Bolsonaro e dos ministros Paulo Guedes, Onyx Lorenzoni e Ernesto Araújo e Fernando Azevedo e Silva (Defesa), além da Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier e do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvalho.

Na parte da tarde, estão previstos eventos simultâneos para os setores de infraestrutura e defesa e eventos de networking para os setores de agronegócio, indústria e serviços e saúde e equipamentos médicos. Também serão realizados encontros bilaterais da PPI com investidores dos Emirados Árabes Unidos e um seminário específico sobre a indústria da defesa.

Catar – Doha

Em Doha, no dia 28 de outubro, haverá uma Mesa Redonda sobre as perspectivas do cenário macroeconômico brasileiro e o ambiente de negócios no Brasil, voltado a um grupo restrito de investidores do país e com a participação de autoridades brasileiras e do Catar.

Arábia Saudita – Riade

Na Arábia Saudita, no dia 29 de outubro os empresários poderão participar do evento Future Investment Initiative. No dia 30, haverá uma sessão dedicada ao Brasil no evento e, em seguida será realizada a Mesa-Redonda Empresarial Brasil – Arábia Saudita. Serão realizados encontros bilaterais para os setores de defesa, infraestrutura, agronegócio, saúde e equipamentos médicos e indústria e serviços.