Fonte CEPEA

Ver cotações

PSA

Após aumento de mortalidade de suínos, Filipinas inicia gerenciamento de crise

Devido ao aumento da mortalidade, Taiwan incluiu as Filipinas como área de alto risco para PSA

Após aumento de mortalidade de suínos, Filipinas inicia gerenciamento de crise

As Filipinas criaram uma equipe de gerenciamento de crise para determinar se o vírus da peste suína africana chegou ao país depois que autoridades detectaram um aumento nas mortes de porcos em algumas áreas.

De acordo com secretário da Agricultura, William Dar, em entrevista coletiva, mais testes serão necessários para saber o motivo da mortalidade dos animais. O secretário recusou especificar as áreas onde ocorreram as mortes e disse que os testes seriam concluídos em duas semanas, no mínimo. “Precisamos confirmar os testes e queremos fazê-lo corretamente. Não vamos piorar as coisas. Permita-nos fazer o nosso trabalho para analisar isso”, disse.

O diretor da força tarefa para PSA no país, Ronnie Domingo, disse que está sendo extremamente cuidadoso ao abordar a questão para evitar um diagnóstico errado. Ele disse que isso aconteceu na Malásia e no Japão há vários anos, o que levou a um declínio em suas indústrias pecuárias.

Taiwan impõe medidas mais rigorosas

Taiwan impôs uma medida mais rigorosa contra a Peste Suína Africana nas Filipinas, em meio a um suposto caso não relatado da doença. A ordem veio do Centro de Operação de Emergência Central (CEOC), a agência do governo encarregada de monitorar situações de emergência em Taiwan, que disse que “casos de PSA foram detectados em Bulacan e na província de Rizal das Filipinas, embora as autoridades não tenham relatado os casos a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ”.

De acordo com o relatório as Filipinas tornaram-se o país mais recente a ser listado como uma área de alto risco para a PSA  pelas autoridades de Taiwan. Como precaução, a partir desta segunda-feira (19), todas as malas de mão de pessoas vindas do país serão verificadas.