Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Após caso de vírus PRRS em suínos no Uruguai, Argentina ameaça suspender importações daquele país

Alerta de doença em porcos preocupa província de Entre Ríos, na Argentina

Após caso de vírus PRRS em suínos no Uruguai, Argentina ameaça suspender importações daquele país

Após a publicação de resultados positivos para a síndrome respiratória reprodutiva em suínos (PRRS) que afeta Uruguai, o ministério de Produção da Argentina disse que está em “alerta”. O Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina pretende suspender as autorizações de importação de suínos vivos do Uruguai. As informações são da Agência Nacional de Notícias.

O vírus se caracteriza por alterações da reprodução das matrizes, como abortos e nascimento de animais mortos e os problemas respiratórios em leitões e porcos de engorda. A doença não afeta os seres humanos e nem altera a qualidade sanitária da carne de porco. Porém, a decisão do ministério se baseia na necessidade de “tomar preocupações para não arriscar uma cadeia que gera valor e trabalho genuíno adicionado desde então”, disse a agência de notícias.

Segundo informações divulgadas no jornal Info Campo, o Senasa da Argentina pretende suspender as autorizações de importação de suínos vivos, sêmen, carne e subprodutos provenientes do Uruguai, devido à falta de notificação formal do caso.  Nas granjas, “a doença é entra muitas vezes através da introdução de novos animais e sêmen”, confirmou Héctor Schell, diretor de Pecuária, Suinocultura e Avicultura de Entre Ríos.  A notícia foi publicada no site Info Campo