Centro de Pesquisa

Após reforma, prédio da Aintec da UEL tem espaço mais adequado para atividades de inovação

Redação, com informações AEN
27-Mai-2022 08:31

As obras de reforma da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL serão entregues nesta sexta-feira (27), durante cerimônia de inauguração que vai contar com a participação de membros da comunidade universitária, autoridades e convidados. É a primeira vez que o prédio passa por obras, depois de mais de 20 anos após a inauguração. A cerimônia começa às 10 da manhã, no hall de entrada da Aintec.

A Agência ganhou um novo espaço, mais amplo e adequado para as atividades de inovação. As obras que tiveram início em março deste ano recuperaram o calçamento externo e a fachada, com pintura interna e externa, além da rede lógica e de iluminação. Também foi substituído o forro de gesso e impermeabilizado o piso de toda a área interna. O prédio ganhou, ainda, novos aparelhos de ar-condicionado. Todo o trabalho e material foram custeados pela Construtora A. Yoshii, de Londrina.

A doação dos serviços foi oficializada à UEL em outubro passado, a partir de uma iniciativa do grupo A. Yoshii, por seus fundadores, Atsushi e Kimiko Yoshii, durante as comemorações do aniversário de 50 anos da universidade. A família é reconhecida em Londrina pelo apoio a projetos e a entidades educacionais e culturais como a Guarda Mirim, Instituto Yoshii e Grupo Ishindaiko, que realiza um trabalho de resgate da cultura japonesa.

Na UEL, o casal foi responsável, em 2000, pela doação da estrutura física que abriga a Aintec. Em 2017, doou R$ 1 milhão para a compra de um piano de cauda para o Cine Teatro Ouro Verde. O valor foi repassado à universidade logo após a reinauguração do Teatro. Parte dos recursos ainda atenderam outras necessidades da Instituição.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.