Basf SI
Commoditie

Após seis altas consecutivas, soja recua mais de 4%em Chicago

Milho e trigo também recuaram nesta segunda, pressionados pela retomada das exportações ucranianas pelo Mar Negro

Valor
02-Ago-2022 08:07

Após subir em seis pregões consecutivos, o preço da soja encerrou esta segundafeira em forte queda na bolsa de Chicago. Os contratos com vencimento para novembro, os mais negociados, caíram 4,26% (62,50 centavos de dólar), a US$ 14,06 por bushel.

Segundo Luiz Fernando Gutierrez, analista da Safras & Mercado, o recuo deveu-se, em grande parte, a uma correção técnica após a série de altas. Os fundamentos de oferta e demanda do grãos permanecem inalterados, afirma ele.

“A valorização de 10% na última semana abre espaço para correções como essa. Essas são movimentações naturais nesse período de ‘mercado climático’ que estamos vivendo”, explicou.

Nos últimos dias, afirma ele, as condições climáticas melhoraram um pouco em algumas áreas produtoras dos EUA, o que também ajuda a pressionar os preços. No entanto, a melhora não foi suficiente para reverter o déficit hídrico das plantações.

“As regiões central e sul do Cinturão de Milho foram as mais beneficiadas pelas chuvas nos últimos sete dias, mas os volumes ainda foram insuficientes. A área mais ao norte segue com o tempo seco, e as temperaturas elevadas são o maior fator de preocupação neste momento”, destacou.