Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Área da primeira safra de milho será a menor da história do PR

Milharais perdem espaço para a soja nas áreas consideradas mais nobres. O cereal irá ocupar apenas 1,37 milhão de hectares, cerca de 7,5% a menos que ano passado.

Da Redação 10/10/2002 – Com os trabalhos de plantio da primeira safra de milho avançando em todo o Brasil, os produtores do Paraná estado que detém a liderança na produção do cereal do país , estão confirmando as expectativas de redução na área que o cereal irá ocupar na safra de verão deste ano. As estimativas mais recentes apontam para 1,37 milhão de hectares semeados e 6,8 milhões de toneladas produzidas. A perda de área em favor da soja, tendência que vem ganhando força nos últimos anos, em 2002/03 já ganha contornos de crise.

E por quê? Simples: na média das últimas cinco safras, o estado foi responsável por 27% da produção nacional de milho de primeira safra (veja mais no infográfico ao lado). Ou seja, de cada quatro grãos produzidos no país na safra de verão, um saiu de lavouras paranaenses.

Por isso, saber que a área destinada no Paraná ao milho na safra 2002/03 será a menor da história recente do estado é preocupante. De acordo com os levantamentos de safra da Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, a área estimada para a safra 2002/03 será a menor da história recente do estado. Para se ter uma idéia, em 1970 plantou-se no Paraná uma área de 1,9 milhão de hectares. Ou seja, 22 anos atrás a primeira safra paranaense de milho apresentava área 25% superior à atual.

Tendência

Segundo o analista de mercado Seneri Paludo, da Agência Rural de Notícias, de Curitiba, o grande fato a se destacar é que, ao contrário do que ocorria nos anos 80 quando a área de primeira safra destinada à cultura se expandia a passos largos nos anos 90 a situação se inverteu. “Desde o início da década, e com maior intensidade a partir de 93/94, o espaço ocupado pelo grão na safra de verão não parou mais de cair”, comenta. A área recorde do milho no estado foi atingida em 87, quando foram plantados 2,65 milhões de hectares graças aos excelentes preços internacionais naquele ano.

No início dos anos 90, a área da 1 safra no estado variava entre 2,1 milhões e 2,3 milhões de hectares, mas nunca abaixo dos 2 milhões de hectares. Mas com a lei Kandir, em 1996, o milho que tinha sua formação de preço interna , passou a ser uma segunda opção de plantio.

E desde então, pela primeira vez desde 1978, a área da primeira safra ficou abaixo dos 2 milhões de hectares no estado. Depois disso, a área plantada nunca mais voltou a este patamar. Comparando-se a área plantada na safra atual com a área plantada no início da década de 90, a redução é da ordem de 34,3%. O analista lembra ainda que a tendência de troca de cereais por oleaginosas é mundial.

Produtividade

Para “salvar” a safra paranaense e impedir o colapso no abastecimento de milho no próximo ano, os agricultores esperam que a produtividade média do estado fique em torno de 83 sacas por hectare. Este rendimento vem sendo “perseguido” pelos agricultores paranaenses nos últimos três anos, ainda sem sucesso, e dificilmente será obtido neste ano. Isto porque a soja está ocupando as melhores áreas para o plantio no estado e o investimento em tecnologia para a gramínea será mínimo nesta safra.