Argentina abre consulta pública para melhorar condições de granjas de suínos
Projeto atualiza e estabelece as condições das instalações, biosseguridade, higiene, gestão sanitária e cuidado do meio ambiente
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina colocou em consulta pública um projeto de norma que ordena, consolida, atualiza e estabelece as condições das instalações, biossegurança, higiene, gestão sanitária e cuidado do meio ambiente , que deve ser atendido por estabelecimentos que criam suínos .
A iniciativa nasceu do intercâmbio e trabalho em conjunto com o setor suíno, e busca atualizar e complementar as Resoluções Senasa 834/2002 e 555/2006, que estabelecem medidas de prevenção a doenças de interesse produtivo e comercial, como a peste suína clássica e a triquinelose, respectivamente.
Com a atualização da regulamentação, busca-se aumentar o conhecimento sobre o nível de biossegurança e as práticas de manejo aplicadas pelos estabelecimentos de suinocultura , com o objetivo de aumentar a sensibilidade da vigilância epidemiológica de risco e melhorar o cenário de ação frente a eventuais entrada de doenças exóticas (não presentes em nosso país).
O projeto prevê que os proprietários dos estabelecimentos de suínos designem formalmente um veterinário credenciado como gerente técnico da operação, que deverá apresentar ao Senasa a forma de classificação da propriedade em termos de biossegurança, com base em uma série de variáveis ??relacionadas às características do instalações, gestão sanitária e gestão ambiental.
Uma vez que a norma seja implementada, os estabelecimentos que iniciam as atividades de produção de suínos devem cumprir os requisitos estabelecidos. Para fazendas pré-existentes, espera-se conceder um período de adaptação ao padrão de suas fazendas.
É importante destacar que o crescimento e desenvolvimento que a produção de suínos experimentou na última década na Argentina, bem como as projeções de crescimento da atividade e instalação de granjas maiores, representam um grande desafio em relação aos cuidados com o meio ambiente, saúde suína, bem-estar animal e saúde pública.
A adequação da regulamentação atual é fundamental para a coleta de informações de saúde e gestão que permitam enriquecer o cadastro informatizado do Senasa e, ao mesmo tempo, acompanhar o crescimento desse setor produtivo.
Os interessados ??podem analisar o projeto que ficará em consulta pública até o próximo dia 5 de fevereiro, às 17h, e fazer seus comentários, acessando aqui.
Assuntos do Momento

Conheça a trajetória de Deborah de Geus, finalista na categoria Mulheres Cooperadas
Formada em Medicina Veterinária, possui forte participação em entidades de classe e comitês internos da cooperativa Frísia, colaborando com a melhoria da produção de outros associados

Conheça Celsi Sandmann, uma das finalistas da categoria Mulheres Cooperadas
Com uma vida dedicada ao cooperativismo, Celsi sempre batalhou no campo e se tornou associada da Lar em 1982, se tornando inspiração para outras mulheres empreendedoras

Listagem do ETF de suinocultura da China capitaliza o expansão da indústria de suínos
Os produtores agora estão investindo em novas instalações de criação industrializadas para reconstruir os rebanhos

Copacol abre inscrições para suinocultores
Os interessados devem procurar a Unidade LAC para efetuar as inscrições até 15 de abril

Granja Rio Verde representa um marco para expansão da Suinocultura
A Cooasgo deu início ao povoamento da Granja Rio Verde

China confirma peste suína africana em leitões na província de Yunnan
O caso surge em meio à crescente preocupação de que uma grave onda de doenças nos últimos meses tenha atingido o rebanho de suínos da China, o maior do mundo