Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Argentina: exportações de carne suína crescem 70% em 2020

Nos primeiros 10 meses do ano, os embarques de carne suína para o exterior foram de 36.461 toneladas

Argentina: exportações de carne suína crescem 70% em 2020

As exportações de carne suína pela Argentina, nos primeiros 10 meses do ano, foram de 36.461 toneladas, o que significa um aumento de 69,9% em relação ao mesmo período de 2019. As informações são do especialista Juan Luis Uccelli e foram divulgadas pelo portal de notícias Perfil. A projeção é de que o país exporte até o fim de 2020 em torno de 42 mil toneladas da proteína. 

Na balança comercial argentina, as exportações renderam US$ 66,132 milhões, enquanto as importações somaram US$ 39,09 milhões.

De acordo com o noticiário da Argentina, Guillermo Proietto, director do consórcio de exportação Argenpork, comentou que “2020 tem sido um ano longo, variado e mutante, porque ainda não acabou e todos os dias há muitas variantes no mercado. Iniciamos um primeiro semestre com o início da pandemia que trouxe muitos problemas para a implantação da produção de suínos. No segundo semestre tudo mudou, os estoques foram sanados, o preço da carne suína se recuperou e até falta. Estamos vendo que o mercado interno nos últimos dias tem tido dificuldades para suportar os preços do aumento da carne suína ”.

Quanto ao futuro, Proietto observa que “o mercado de carnes tem estado muito volátil, por exemplo, começamos a ouvir que existem certos processos de recomposição do estoque na China de forma silenciosa. A projeção da falta de carne suína na China, que ia durar cerca de 10 anos, pode ser reduzida”.

O gerente da Argenpork afirmou que no interior de Tranqueras “o produtor tem tido um aumento dos custos dos cereais, por isso a equação não é fácil, o panorama é complexo, as mudanças nas variáveis ??têm ocorrido de forma permanente, por isso é feito muito difícil de projetar a médio e longo prazo ”. Porém, Proietto observa que “as perspectivas continuam boas, com alta volatilidade, tanto a Argentina quanto o mundo continuarão demandando proteína animal, temos possibilidades de crescimento. Temos muitos desafios ao nível da produção ”.