Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Argentina: Mais de 600 cargas são inspecionadas em rotas no norte de Buenos Aires

Agentes do Senasa confirmaram a autorização dos veículos e as condições higiênico-sanitárias dos alimentos.    

Argentina: Mais de 600 cargas são inspecionadas em rotas no norte de Buenos Aires

os primeiros dois meses do ano, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) realizou 22 inspeções em rotas e controlou 622 transportes com produtos e subprodutos de origem vegetal, alimentos substâncias e animais vivos.

Os controles foram realizados por pessoal do Centro Regional Norte de Buenos Aires de Senasa em rotas nacionais e provinciais, em pontos estratégicos de circulação sob a jurisdição das cidades portenhas de San Nicolás, San Pedro, Alsina e Zárate.

Entre as infrações detectadas estão: caducidade da gaiola do caminhão, falta dos documentos de trânsito Vegetal (DTV) e Eletrônico (DT-e) , falta de Caderneta de Saúde dos Eqüinos, de caravanas em bovinos transportados e não cumprimento de requisitos técnicos- sanitário em trailer com bovinos e suínos em pé.

O sistema de frio dos veículos também foi inspecionado, de acordo com o tipo de alimento e as características da caixa, bem como os reboques dos caminhões com animais vivos, confirmando que em cada caso foram cumpridos os regulamentos de bem-estar animal., Para exemplo, a localização correta das aberturas laterais no transporte.

Em alguns casos e devido à inconsistência da documentação apresentada, a mercadoria (enchidos, carne suína e bovina) foi apreendida e destruída, por ser transportada sem cumprir os requisitos sanitários expressos pelo Decreto 4238/68 do Poder Executivo Nacional e o Código Alimentar Argentino, com o objetivo principal de preservar a saúde dos consumidores.

Em cada um dos postos de controle, o Senasa contou com o apoio e colaboração do Comando de Patrulha Rural , Polícia Rodoviária e Polícia Municipal .