Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Argentina realiza Inspeções em plantas frigoríficas na região dos Pampas

Ações são necessárias para que a carne consumida no páis, como a que é exportada, seja segura e não represente riscos à saúde humana.

Argentina realiza Inspeções em plantas frigoríficas na região dos Pampas

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) continua com suas tarefas de prevenção, controle e inspeção higiênico-sanitária em estabelecimentos frogpríficos.

Assim, sob a liderança do Coordenador de Segurança e Qualidade Alimentar do Centro Regional Pampeano, Hernán Isequilla, os chefes de Inspeção Veterinária viajam e visitam os diferentes estabelecimentos de processamento e processamento de alimentos por espécies (gado, porcos, entre outros), controlando ambos as condições sanitárias de sua produção, bem como a estrutura do edifício (área limpa, área suja, canetas, etc.).

Essas atividades de monitoramento e controle estão enquadradas no Manual de Procedimentos das Resoluções Senasa nº 505/98 e 462/14 , onde são estabelecidos modos de inspeção e frequência de visitas a cada estabelecimento, dependendo do tipo de produção, das características do local e destinos de exportação, entre muitas outras condições.

Em cada uma dessas inspeções, é preparada uma parte de supervisão (relatório de avaliação), através da qual o veterinário Senasa descreve as condições de construção e produção nas quais a planta está localizada, sua construção, engenharia e operação sanitária, além de observações e observações. prazos acordados para melhorias, de acordo com uma escala estabelecida de conformidade. Essas visitas também verificam a documentação referente aos programas de autocontrole, conformidade com as normas sanitárias vigentes e outros procedimentos regulamentados pela Senasa.

“As visitas técnicas às instalações de refrigeração fazem parte de uma estratégia de trabalho essencial e insubstituível no planejamento de melhorias constantes em favor da saúde humana e animal. A Senasa é o órgão governante do país que exerce o controle sanitário de produtos, subprodutos e derivados de origem animal em suas diferentes etapas de produção, garantindo sua qualidade e segurança, que transforma o que é produzido em um alimento adequado ao consumo humano ” , explicou Isequilla .

Assim, o papel dos veterinários da Senasa não é delegável durante todo o processo de produção de alimentos na indústria de carnes, para que a carne que consumimos e a que exportamos não represente riscos à saúde humana.