Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Argentina realiza primeiro embarque de carne suína para a China

A abertura do mercado chinês p ocorreu em abril passado, quando foi anunciado pelo presidente Mauricio Macri

Argentina realiza primeiro embarque de carne suína para a China

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informou que o primeiro carregamento de 26 toneladas de presunto e paleta suína refrigerada de alto valor agregado foi enviado à República Popular da China de uma geladeira na cidade de San Andrés de Giles, província de Buenos Aires.

“Quero celebrar esse enorme avanço com base no esforço do seu trabalho e que será para o benefício de todo o país. Este passo consolida ainda mais a produção pecuária argentina no mundo”, disse o chefe do portfólio agrícola nacional, Luis Miguel Etchevehere , depois de conversar com representantes da empresa Campo Austral, responsável pelo embarque.

Por sua parte, o presidente da Campo Austral, Daniel Giacosa, enfatizou que “esse embarque marca para nós um marco que culmina com o anúncio dos primeiros meses deste ano e, por sua vez, significa uma decolagem no negócio de porcos. Como empresa, apostamos em continuar gerando valor de exportação “.

Essa ação é produzida a partir da recente autorização da alfândega chinesa para mais 8 geladeiras de carne de porco, que totalizam um total de 91 plantas, se forem consideradas as classificações de outras carnes para esse destino.

A abertura do mercado chinês para esse produto de carne ocorreu em abril passado, quando foi anunciado pelo presidente Mauricio Macri, após um processo de negociações em que o portfólio agrícola nacional, Senasa e Ministério das Relações Exteriores interveio. Esse frigorífico que exporta hoje é um dos 3 primeiros a receber a autorização do destino asiático.

Para a empresa, a autorização implicava um importante desafio e investimento em infraestrutura, pois eles precisavam adaptar as instalações da geladeira às demandas do mercado chinês. Eles também anunciaram que planejam remessas semanais para este destino, o que agregará novos cortes também de alto valor agregado, como baú e lombo, entre outros.

A conferência também foi atribuída à presidência do Campo Austral e responsável pela área de exportações, Ornella Giacosa; Gerente de fábrica Diego Janka; o consultor técnico Miguel Genellini e os frigoríficos.