Guia Gessulli
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Conteúdo Técnico

Aromatizantes e palatabilizantes melhoram consumo da ração e garantem nutrição adequada aos suínos

As principais funções de um aditivo sensorial são o de estimular o consumo alimentar e mascarar sabores de alimentos pouco palatáveis.

Redação
24-Nov-2021 09:02

Embora sejam adotadas diversas estratégias para melhorar o consumo das rações, muitos dos ingredientes ou aditivos utilizados não apresentam aroma e sabor atrativos aos suínos.

Por isso, o uso dos aromatizantes e palatabilizantes são necessários para deixar a ração mais atrativa ao animal.

Sebastião Borges, diretor técnico de Nutrição da Vaccinar, explica que o uso destes recursos cria uma associação positiva entre cheiro, sabor e alimento, aumentando a secreção salivar, contribuindo assim para aumentar a ingestão ou manter o consumo adequado de ração, principalmente quando se faz uso de altas concentrações de minerais, utilização de subprodutos ou de programas terapêuticos que alteram as rações, deixando-as com sabor metálico ou amargo, evitando recusas do animal.

“Mascarar odores ou sabores indesejáveis são tão importantes quanto fornecer uma dieta balanceada de acordo com as exigências nutricionais de cada animal, em suas diferentes fases de vida”, destaca Borges.

Confira a matéria completa na edição 301 da Revista Suinocultura Industrial

 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade