Guia Gessulli
Comentário

As mudanças e desafios de um mundo em transformação

Hoje em dia vemos uma transformação numa velocidade que não é fácil acompanhar.

Losivanio Luiz de Lorenzi

Natural de Orleans (Santa Catarina), suinocultor desde a década de 80, Graduado em Agronegócio, Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, Gestor do Fundo de Sanidade Animal em parceria com o Sindicarne, Fundador e Presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses – COASC

13-Out-2021 14:24

O mundo sempre passou por uma transformação constante. Em séculos passados esta transformação era mais vagarosa e consequentemente a vida mais tranquila. Hoje em dia vemos uma transformação numa velocidade que não é fácil acompanhar. Estarmos conectados sem perder o foco em nossos objetivos é sempre desafiador, com tantas mensagens em várias redes sociais a qual somos conectados. Inúmeras informações não geram conhecimento e somente trazem a distração sobre o que estamos fazendo naquele instante.

Avaliando por este lado de pensamento, temos saudades do tempo que a era não tinha tanta tecnologia, pois o calor humano de um abraço ou simples aperto de mão fazia brotar um lindo sorriso em cada rosto. Mas como tudo muda, o mundo também dá suas voltas e a necessidade por tecnologias e inovação tem sido constantes. Nesse contexto, a tecnologia do bem veio agregar muito a nossa vida e tudo que nos cerca. Quando pensamos em tecnologia, orgulhamos por ter em Santa Catarina a maior concentração de startups nesse seguimento, isso traz uma inovação constante em todas as áreas das nossas empresas, sejam elas rurais ou urbanas.

No setor do agronegócio tivemos esta semana a realização do TEC AGRO 2021 pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico, juntamente com a Unochapecó. Um evento de tirar o chapéu por tudo que foi apresentado sobre as novas tecnologias aplicadas ao agro para todos as culturas ou produção de animais. Isso tudo se faz necessário porque cada vez mais teremos falta de mão de obra para produzirmos alimentos. Se hoje temos 7,7 bilhões de pessoas no planeta e a previsão que em 2050 seremos em torno de 10 bilhões, necessitamos de muita tecnologia para poder abastecer o mundo de alimentos, sem colocar em risco a natureza, a qual necessitamos para poder respirar.

Pesquisas apontam que 67% das propriedades agrícolas já adotam algum tipo de inovação tecnológica. Além da inovação tecnológica, a evolução genética de animais e sementes, fez de milhares de pequenas propriedades catarinenses serem exemplo de produção para o mundo. Nosso Estado detém na região Oeste a maior concentração de proteínas animais do mundo, o que nos orgulha muito, mas ao mesmo tempo traz uma grande preocupação sobe o futuro das nossas atividades. Isso tudo porque não temos a produção de grãos que comporte o consumo.

Quando olhamos as alternativas que nos restam para continuarmos pujante nessa produção, esbarramos em burocracias ambientais quando falamos em ferrovias e custos logístico quando pensamos em transporte rodoviário. Nossos empresários rurais ou urbanos trabalham duro para manterem seus negócios pujante, desafiando-se a cada dia para não terem que abandoar a atividade e superam sempre tudo com muito suor e inovação.

Esse exemplo deveria ser seguido por parte da nossa classe política, para que pudéssemos continuar nessa pujança, gerando riqueza e qualidade de vida ao nosso povo. Sei que temos inúmeras pessoas de boa índole na política, mas analisando o cenário nacional parece que esses são a minoria e sendo assim, a esperança do nosso povo está a cada dia mais longe de ver um país com total liberdade de expressão. Pense nisso.

19 de Outubro de 2021
Diversidade Cultural

Mais de 120 colaboradores da BRF carimbam o passaporte e atuam em diferentes países

Com experiência no exterior e apoio da Companhia, profissionais enriquecem currículo, compartilham conhecimentos e promovem a diversidade cultural