Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento

As três cidades com mais suínos no país

Rebanho de suínos estimado em 2018 chegou a 41,4 milhões, número 0,1% maior que em 2017

As três cidades com mais suínos no país

O rebanho de suínos estimado em 2018 chegou a 41,4 milhões, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na última sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. Todos os planteis de animais de produção cresceram em 2018, com exceção do bovino.

VEJA AINDA Suíno vivo volta a ter valorização nos estados
 

De acordo com o IBGE, a região Sul concentra quase metade de todo o rebanho suinícola nacional (49,7%). O estado de Santa Catarina é responsável por 19,2% do total. O Paraná aparece sem segundo, com 16,6%, enquanto o Rio Grande do Sul é terceiro, com 13,8% do total. Fora da região Sul, o estado de Minas Gerais é o quarto, com 12,7% do rebanho brasileiro.

AS TRÊS MAIORES PRODUTORAS DE SUÍNOS

Sede da BRF em Toledo, cidade com maior número de suínosApenas uma cidade na região Sul está entre as três maiores produtoras de suínos. É o caso de Toledo, no Paraná, que é sede de uma unidade da BRF e da cooperativa Primato. Em seguida, aparece Rio Verde, em Goiás, onde está outra unidade da BRF, e a mineira Uberlândia.

O IBGE estima que o Brasil tenha 4,8 milhões de matrizes de suínos – o que significa que, do efetivo total de suínos, 11,6% corresponderam a matrizes (aumento de 1,5% em relação ao ano anterior), tendo essa criação também destaque na região Sul, onde se encontravam 42,2% desse efetivo.