Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

ASEMG apresenta novos serviços para 2018 aos seus associados

O evento contou com pessoas ligadas ao setor de suinocultura mineira, com a presença de produtores de diversas regiões do Estado

ASEMG apresenta novos serviços para 2018 aos seus associados

NovembroNa última segunda-feira (30/10) cerca de 100 pessoas ligadas ao setor de suinocultura mineira, entre elas suinocultores de diversas regiões do Estado, se fizeram presentes para participarem de uma tarde cercada por conhecimento, serviços e trocas de experiências. 
 
O evento teve início com uma palestra ministrada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Dr. Roberto Simões com o tema: O Futuro do Agro. Em seguida os participantes conhecerem a mecânica do projeto “Núcleo de Compra de Grãos”. “Criaremos uma central de compras que atuará como uma plataforma de negócios para melhorar a performance dos produtores rurais. Operaremos como um núcleo de inteligência que dará suporte aos suinocultores e avicultores vinculados a ASEMG e a AVIMIG na compra de seus principais insumos, diminuindo o seu custo de produção e aumentando a sua lucratividade. Temos um projeto semelhante já em andamento no sul da Bahia e outros fora do Brasil” explicou Anderson Resende, CEO da Valintel, empresa que orquestrará o projeto.  O Núcleo de Compras de Grãos tem como parceiros as entidades, ASEMG, AVIMIG, SEBRAE MINAS e FAEMG.
 
Em seguida os produtores ouviram sobre uma proposta de seguro rural criada especialmente para o setor de agronegócio e que atenderá aos suinocultores associados à ASEMG de forma diferenciada, devido a parceria firmada entre ASEMG e FAEMG. O setor tributário e a questão de sucessão familiar também estiveram na pauta do dia. O renomado escritório Goulart & Colepicolo discorreu sobre os temas, tirou as dúvidas dos suinocultores e firmou sua parceria com a ASEMG. 
 
Outro assunto tratado durante o dia foi a DN 74/2004, que pode vir a afetar de forma densa as granjas de médio e grande porte no Estado.

Durante o evento Fabiana Vilela, analista de agronegócio do SEBRAE e Guilherme Oliveira, analista de meio ambiente da FAEMG, mostraram aos produtores quais as dificuldades em questão e ouviram dos mesmos sugestões para mobilização e alteração de proposta. “A SEMAD sugeriu um texto extremamente prejudicial ao suinocultor, e a pedido da ASEMG,  a FAEMG pediu vistas dos processos e temos até o dia 06/12 para virar este jogo. Para tanto já ouvimos os técnicos, os suinocultores e assinalamos reuniões com o Secretário de Agricultura e do Meio Ambiente de Minas Gerais, que ocorrerão na companhia do deputado Inácio Franco e do prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, no início da próxima semana. Durante a reunião será colocada na mesa a problemática que o novo texto da DN causará ao setor e assim pressionarmos a área política para que consigamos reverter a situação” explicou o presidente da ASEMG, Dr. Antônio Ferraz.
 
O evento contou com o patrocínio da KEMIN, que gentilmente cedeu o KEMIN Truck para a realização das palestras. “O evento nos surpreendeu positivamente, tanto pela dimensão, tendo tido a presença de um número muito expressivo de suinocultores de renome e grande importância no cenário da suinocultura mineira, quanto pela qualidade das palestras ministradas e temas abordados. Para a KEMIN foi uma oportunidade única poder participar e contribuir para a realização do evento. Para nós foi uma honra fortalecermos nosso relacionamento com ícones da produção suína de Minas Gerais, e contamos com a continuidade desta parceria que, acredito, venha a somar para ambas as partes” comentou Leonardo Schlittler, gerente de produtos monogástricos e nutrição na América Latina.

Como não podia deixar de ser, a gastronomia também foi ponto forte no evento. O almoço contou com um delicioso e tradicional porco no rolete. Já o Happy Hour teve como destaque a contemporânea bochecha suína servida com purê e a pancetta ao molho de goiabada picante. O cardápio foi assinado pelo mestre churrasqueiro Daniel Furtado.